Esta página contém os seguintes tópicos:
1 - O QUE É E O QUE FAZ O CPAP
2 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
3 - MARCAS DE TERCEIROS
4 - INSTALANDO O CPAP
5 - INSTALAÇÃO EM REDE LOCAL
6 - SOBRE A VERSÃO DO EXCEL
7 - AJUDA
8 - VÍRUS
9 - RESPONSABILIDADES
10 - HISTÓRICO
11 - DIREITOS AUTORAIS
12 - PROTEÇÃO
13 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 7.0
14 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 2002
15 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 12.0
16 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 14.0
17 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 15.0
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O CPAP é um avançado aplicativo para o Windows
programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA)
que torna bastante fácil o cálculo de pagamentos a prazo. São
vários módulos que se propõem realizar os principais cálculos
financeiros relacionados com pagamentos a prazo, fazendo e emitindo
atualizações, planos de pagamentos, recibos, tabelas de preços,
contratos, anexos, acompanhamentos de contratos com emissão
de relatórios de contas a receber etc.
Para imobiliárias, construtoras, revendas de automóveis, advogados,
bancos ou qualquer pessoa que negocie bens ou valores a prazo,
o CPAP facilita o trabalho de:
* atualização de valores com juros e/ou índices mensais tabelados.
Valores capturados de outros módulos ou não - Módulo de Atualizações;
* montagem de planos de pagamentos com taxa de juros fixa, com
ou sem prestações mensais uniformes e com ou sem pagamentos
não uniformes (balões) - Módulo de Planos de Pagamentos;
* montagem e atualização de planos de pagamentos com taxa de
juros variável baseada em tabela de índices mensais, com ou
sem prestações mensais originadas de até oito séries contendo
iguais parcelas do preço à vista e com ou sem pagamentos não
uniformes (balões) - Módulo de Planos de Pagamentos;
* cálculo da taxa de juros aplicada (taxa de retorno) em um
pagamento a prazo com ou sem prestações uniformes e com ou sem
pagamentos não uniformes (balões) - Módulo de Planos de Pagamentos;
* emissão de recibos de valores captados em qualquer um dos
módulos - Módulo de Emissão de Recibo;
* emissão de contratos ou anexos baseado em planos de pagamentos
montados no Módulo de Planos de Pagamentos - Módulo de Emissão
de Contratos;
* atualização normal para os respectivos vencimentos de todas
as parcelas de um plano montado no Módulo de Planos de Pagamentos
- Módulo de Planos de Pagamentos;
* acompanhamento de contrato, atualização periódica, cálculo
de resíduo legal (MP542) ou não de planos montados pelo Módulo
de Planos de Pagamentos - Módulo de Acompanhamentos de Contrato.
* emitir, a partir dos contratos em acompanhamento através do
Módulo de Acompanhamentos de Contrato, relatórios de contas
a receber e recebidas, de fluxo de caixa para previsão de receita
mensal ao longo e de certo período para montagem de cronograma
financeiro etc. Relatórios globais ou por grupo de produtos,
por obra, por empresa, por empreendimento, por edifício etc.-
Módulo de Contas a Receber.
Os principais módulos do CPAP são: Módulo de Atualizações, Módulo
de Planos de Pagamentos; Módulo de Emissão de Contratos, Módulo
de Acompanhamentos de Contrato e o Módulo de Contas a Receber.
Destes apenas o Módulo de Atualizações não é opcional, pois
todos os outros módulos direta ou indiretamente necessitam de
seus recursos.
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- Atualiza qualquer valor de acordo com uma
tabela de índice mensal, incluindo ou não juros financeiros
a partir de uma determinada data de forma direta ou detalhada
mês a mês;
- Monta planos de pagamentos com taxa de atualização variável
baseada em tabela de índices mensais mais taxa de juros, com
ou sem prestações mensais e com ou sem pagamentos não uniformes
(balões);
- Monta planos de pagamentos adicionando logo ou não os juros
referentes à taxa juros. Ou facilita esta adição posteriormente,
processo mais conhecido como rateio pela "Tabela Price";
- Entre outras, permite as seguintes combinações nas formas
de aplicação da taxa de juros: simples, composta, simples só
a partir da entrega, composto só a partir da entrega capitalizados
da entrega ou da data da compra, simples até a entrega e composta
depois de capitalizados da entrega sobre o simples ou da data
da compra;
- Critérios para analisar a viabilidade de um plano: percentual
até a entrega do bem, prazo uniforme equivalente (PE) e reinvestimento
equivalente (RE);
- Permite simular, apenas na tela ou na impressora, aumentos
e reduções proporcionais de todos os valores incluídos em um
plano;
- Permite inclusões dos pagamentos em valores nominais, em percentuais
e em frações (parcelas) do valor à vista;
- Atualiza mensal ou anualmente de acordo com a lei a partir
da MP-542 planos de pagamentos com taxa de atualização variável
baseada em tabela de índices mensais;
- Exibi gráficos comparativos ou não da evolução dos índices
de correção monetária de uma ou mais tabelas cadastradas pelo
próprio usuário ou importadas da Internet;
- Possibilita a aplicação de mais de uma tabela de índices em
um determinado plano;
- Possui todas as opções possíveis de composição de taxa e aplicação
dos índices de uma tabela;
- Importa índices automaticamente a partir da Internet.
- Calcula a taxa de juros (taxa de retorno) aplicada em um pagamento
a prazo com ou sem prestações uniformes e com ou sem pagamentos
não uniformes (balões);
- Calcula as taxas de juros equivalentes em diversos períodos
(anual, semestral, bimestral, mensal, etc.);
- Possibilita aplicação de taxa de oportunidade para repactuação
ou antecipação de um ou todas as parcelas a vencer de um plano;
- Possibilita aplicação de multa e juros de mora de parcelas
em atraso, inclusive estender um pagamento devidamente indexado
em um ou mais parciais antecipados e/ou após o vencimento acordado
com aplicação ou não de multa e juros de mora;
- Emissão automática de recibo;
- Emissão automática de contrato ou anexo;
- Emissão automática de tabela de preços de apartamentos ou
de qualquer conjunto de bens baseado nas proporções de um plano
de pagamento a prazo;
- Salva no disco, imprime, manda para o fax ou por e-mail todos
os relatórios montados;
- Exporta para diferentes tipos de bancos de dados, possibilitando
a integração com outros aplicativos em DOS ou Windows como seu
gerente financeiro, Microsoft® Word, etc. Assim, o CPAP usa
as poderosas ferramentas de editores de texto como o Word para
emissão de mala direta, promissórias, boletos de cobrança bancária,
etc.;
- Monta planilhas de amortização de capital de planos de pagamento
a prazo e os gráficos;
- Faz e restaura backup de segurança que facilita a transferência
de dados entre diferentes instalações do CPAP.
- Sua documentação contém ajuda on-line em hipertexto e hipergráfico,
manual do usuário, FAQ em hipertexto e hipergráfico com centenas
de respostas às perguntas mais freqüentes e dezenas de vídeo
para demonstração ou treinamento multimídia via Internet;
- Sistema de inclusão de data bastante flexível e totalmente
baseado na data da compra, tornando o preenchimento quase isento
de enganos, se comparado ao preenchimento livre de datas no
incomodo formato dd\mm\aa;
- Acesso, através de ícones estrategicamente posicionados ou
menus de atalho, à calculadora, ao calendário e ao discador
automático de telefone;
- Apesar de, para rodar, necessitar da presença do executável
do Microsoft® Excel® e sua biblioteca, o CPAP não se trata de
simples planilha, é um aplicativo totalmente programado em VBA
em nível profissional, dotado de menus próprios e com todas
as inclusões sendo feitas exclusivamente por caixas de diálogo
bem explicativas com ajuda on-line em hipergráfico e com todas
as facilidades permitidas pelo ambiente Windows;
- Instala-se automaticamente no HD a partir de um CD ou de um
autoextract baixado da Internet (Download), criando as pastas,
copiando os arquivos e gerando os ícones no ambiente do Windows;
- Versões opcionais para sistemas mono ou multiusuário em rede
de 2, 3, 4 ou qualquer quantidade de estações;
Muitas outras características do CPAP podem ainda ser vistas
lendo as novidades de cada versão nos itens finais deste texto.
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3 - MARCAS DE TERCEIROS
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Microsoft® Windows®, Microsoft® Office; Microsoft®
Excel®, Microsoft® Word e MS-DOS® são marcas registradas ou
comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou
em outros países.
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4 - INSTALANDO O CPAP®
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O pacote de instalação do CPAP para estar completo
deve conter o manual do usuário, cópias de alguns relatórios
que podem ser impressos pelo CPAP, um CD com os arquivos de
instalação e uma fita com a senha de instalação colada na capa
de proteção do CD.
Já tendo sido instalado o Excel 2002(XP), 2003, 2007, 2010,
2013 ou 2016 , instalações MSI-based ou Click-To-Run do Office
365™ de serviços baseados na nuvem, em seu sistema, insira o
CD e, caso ele não carregue automaticamente, abra o Explorer
do Windows e dê dois cliques com o mouse no arquivo Instalar_cpap_SuaEmpresa.exe
para que o CPAP se instale automaticamente. Obs.: Caso tenha
baixado o arquivo Instalar_cpap_SuaEmpresa.exe através da Internet,
basta acioná-lo, o processo é idêntico.
Inicialmente será solicitada a pasta para instalação do CPAP.
O instalador traz como sugestão a pasta C:\CPAP, mas você poderá
indicar qualquer drive ou pasta em seu computador ou rede.
Obs.: Se, após acionar OK e logo depois da extração dos arquivos,
acontecer uma mensagem de erro, é porque não existe Excel ou
ele não está corretamente instalado.
Não é obrigatório, mas aconselhável, que todos os aplicativos
do Windows sejam fechados antes de iniciar a instalação, pois
a torna mais rápida e segura.
Antes de iniciar a instalação, verifique se há espaço suficiente
em disco. Para uma instalação segura são necessário pelo menos
20 Mb livres no disco rígido.
ATENÇÃO! Em uma reinstalação, indique a pasta da instalação
anterior. Assim, os seus dados ali existentes serão devidamente
aproveitados. Antes não se esqueça de fazer um backup de toda
a pasta.
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5 - INSTALAÇÃO EM REDE LOCAL
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Se em uma das estações da rede rodar Windows
e Excel e possuir drive de CD, instale normalmente, como descrito
no tópico anterior, em uma pasta da rede onde todas as outras
estações possam ter acesso.
Terminada a instalação, vá a cada estação e, a partir da pasta
onde foi instalado o CPAP pela primeira estação, acione o arquivo
CPAP.EXE. Já no CPAP, acione o comando "Opções", menu "Janela",
na caixa de diálogo aberta acione "Ícones", e os ícones serão
gerados no "Menu Iniciar e na Área de Trabalho do Windows para
acionar o CPAP automaticamente a partir da pasta onde se encontra
instalado.
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6 - SOBRE A VERSÃO DO EXCEL®
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O CPAP 15.0 roda indiferentemente com as bibliotecas
do Excel 2002(XP), 2003, 2007, 2010, 2013 ou 2016 em instalações
MSI-based ou Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados
na nuvem.
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7 - AJUDA
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O CPAP utiliza todos os avançados mecanismos
de ajuda possibilitados pelo ambiente Windows como hipertexto,
hipergráfico, localização por palavra chave, acesso direto,
através da tecla Shift+F1, a partir de qualquer comando de menu
previamente selecionado ou das caixas de diálogo ao ser acionado
o botão 'Ajuda' ou a tecla F1 etc.
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8 - VÍRUS
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Por questões de segurança é sempre recomendável
se manter um aplicativo antivírus ativo e o backup de dados
importantes devidamente atualizado, principalmente ao se baixar
arquivos através da Internet. No entanto, todos os executáveis
do CPAP possuem autoteste para alertar possíveis alterações
pós compilação original.
Além dos executáveis de iniciação e do autoextract de instalação,
o CPAP não possui outros tipos de arquivos passíveis de serem
contaminados, consistindo basicamente de arquivos de texto,
de banco de dados, de folha de planilha e de planilha de macro.
O executável principal do CPAP e a biblioteca de DLLs e OCXs
necessária são os do próprio Microsoft® Office (Excel e Word)
já instalados em seu sistema.
O CPAP também está bem protegido dos vírus de macro, pois todos
os seus arquivos de macros possuem código protegido por senha,
impossibilitando alterações diretamente no disco, e, quando
em execução, são abertos exclusivamente para leitura. E, ainda,
o CPAP não aceita nenhum outro arquivo de macro ou de planilha
na janela do Excel que o esteja executando. Ao ser aberto em
uma janela do Excel, o CPAP a limpa totalmente e a torna exclusiva,
e qualquer tentativa de abertura de outro arquivo do Excel não
pertencente ao CPAP será feita automaticamente em outra janela
do Excel.
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9 - RESPONSABILIDADES
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O CPAP quer esteja instalado correta ou incorretamente
jamais poderá causar danos de ordem lógica ou física ao seu
sistema. Por isso o autor deste programa se exime de qualquer
responsabilidade por problemas técnicos ou por perdas de dados
e valores que venham a ocorrer coincidentemente durante a execução
do mesmo.
O autor, baseado em repetitivos testes de laboratório e no desempenho
obtido em diferentes combinações de plataformas de usuários
desta e de versões anteriores ao longo vários anos, está seguro
da funcionalidade de todos os comandos do CPAP. No entanto,
o programa não está livre de "bugs" e de configurações inadequadas
nas diversas plataformas em que se baseia: Excel, Windows, DOS,
BIOS de sistema, rede, etc. Assim, como de praxe, toda e qualquer
conseqüência pelo uso ou abuso do software é de inteira responsabilidade
do usuário.
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10 - HISTÓRICO
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Versões do CPAP
V1.0 - 12/92 - Ainda denominado de CF, se restringia ao cálculo
de parcelas de um preço à vista. Programado sob medida para
ser usado em um lançamento de vendas de apartamento por parcelas
pela Construtora CABS Ltda.;
V2.0 - 04/93 - Generalização da versão anterior para uso de
qualquer unidade monetária e não só de parcelas;
V3.0 - 08/93 - Deixa de ser um aplicativo baseado no Quatro
Pro para DOS para ser uma macro do Excel para Windows com todas
as facilidades possibilitadas por este ambiente;
V4.0 - 04/94 - Sofre radicais aperfeiçoamentos, se transformando
em um soft totalmente profissional. Entre os aperfeiçoamentos,
se destacam: em vez de uma única planilha de macro, como nas
versões anteriores, passa a se basear em oito, se tornando mais
rápido e menos exigente em relação à memória e aos recursos
do ambiente Windows; ganha ajuda em hipertexto totalmente sensível;
o arquivamento de cálculos passa a ser em DBFs, economizando
de forma drástica espaço no disco rígido e possibilitando futuras
integrações com aplicativos de banco de dados e uma futura versão
multiusuária; instalação totalmente automática; totalmente flexível
em relação à fixação de datas para vencimentos das prestações
mensais e dos balões intermediários; ordenação automática dos
balões intermediários; cálculos de taxas de juros equivalentes
em diversos períodos; sensíveis melhoras no 'layout' das planilhas
etc.
V5.0 - 10/94 - Esta versão, devido à adição de dezenas de novas
macros, dobrando o tamanho em Kb ocupado no disco rígido, aconteceram
muitas inovações como: a possibilidade de poder trabalhar também
com taxa de juros variável baseada em tabela de índices mensais,
calculando o parcelamento e atualizando mensalmente à medida
que os índices mensais vão sendo inseridos; a atualização periódica
baseada em índices inflacionários, especialmente para atender
o que dita a medida provisória 542 que criou o $Real; emissão
automática de recibo; disponibilidade de versões opcionalmente
monousuária e multiusuária; arquivos de cálculo constituídos
por mais de um DBF, tornando-os ilimitados sem influir no desempenho
do sistema etc.
V6.0 - 04/96 - Nesta versão, o CPAP aparece dividido em módulos
e estes agrupados em módulos básicos e módulos opcionais conforme
descrito acima, tópico 1. Os módulos opcionais de emissão de
contrato e anexo, de acompanhamento de contrato e de contas
a receber são novidades desta versão. Já os módulos básicos
são melhoramentos nos comandos presentes na versão anterior
e acréscimos de novos comandos. Principalmente no Módulo A,
uma evolução da denominada Planilha A da versão anterior, comandos
para a adição prévia da taxa de juros fixa às parcelas (Tabela
Price) deu uma nova dimensão a este módulo de tal maneira que
tudo o que é feito pelos Módulos B e C pode ser feito de forma
particular no Módulo A. Dentre os novos comandos, outros três
podem ser destacados: o da simulação de aumento e redução, possibilitando
incluir e exibir em percentagens, frações etc.; o da impressão
em arquivo de banco de dados, possibilitando a emissão de mala
direta, promissórias etc. através de outros aplicativos como
o Word, e o de montagem de tabela de preços no Excel. Dentre
os melhoramentos, se destacam os que modificaram totalmente
os comandos de atualização normal e avulsa. Novos critérios
de análise e decisão, possibilitando trabalhar com taxa de oportunidade.
Acessos aos módulos protegidos por senhas, etc.
V7.0 - 10/97 - Todas as funções dos Módulos B, C e D foram implementadas
com grandes melhoramentos no Módulo A que passou a se chamar
de Módulo de Planos de Pagamentos. As rotinas foram revistas
para se adaptarem às alterações do Excel 97 e para contornar
alguns bugs contidos no primeiro lançamento desta versão. Ampliado
o limite máximo de prestações de 102 para 422 (35 anos). Além
da forma composta de juros, trabalha também com a forma simples
e combinações das duas. O Módulo de Atualizações Avulsas, agora
simplesmente Módulo de Atualizações, com a introdução da forma
de juros simples, de seqüências especiais de atualizações e
outros melhoramentos está apto para complexas atualizações de
valores como as que se destinam à justiça do trabalho. Monta
planilha de amortização, faz e restaura backups para segurança
e transferência de dados entre instalações do CPAP. Mais detalhes
sobre os melhoramentos, alterações e revisões de bugs para esta
versão podem ser vistos no tópico "O QUE HÁ
DE NOVO NA VERSÃO 7.0" logo abaixo.
V2002- 01/02 – Ganhou uma interface bem mais amigável ao ser
reprogramado nos novos e poderosos recursos da linguagem VBA
do Office 97, 2000 e 2002 como o Microsoft Forms e os objetos
CommandBars. Além de melhorar muito as ferramentas existentes
e criar outras, os bugs das versões anteriores foram eliminados.
Para mais detalhes sofre essas novidades, veja o tópico "O
QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 2002" logo abaixo.
V12.0 - 02/08 – Suporta rodar com o Excel 12.0 que é denominado
comercialmente de Excel 2007, backup próprio em formato zip
sem necessidade de aplicativo externo; pode rodar com uma versão
específica do Excel, se houver mais de uma instalada... Para
mais detalhes sofre as principais novidades e alterações, veja
o tópico "O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 12.0"
logo abaixo.
V14.0 - 07/10 – Suporta rodar com o Excel 14.0 que é denominado
comercialmente de Excel 2010, impressão de relatório por e-mail
enviado diretamente por SMTP; eliminado o limite máximo de 2022
da tabela de índices... Para mais detalhes sofre as principais
novidades e alterações, veja o tópico "O
QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 14.0" logo abaixo.
V15.0 - 05/13 – Suporta rodar com o Excel 15.0 que é denominado
comercialmente de Excel 2013; execução sempre local mesmo instalado
em servidor de rede; Click-To-Run do Office 365™ de serviços
baseados na nuvem... Para mais detalhes sofre as principais
novidades e alterações, veja o tópico "O
QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 15.0" logo abaixo.
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11 - DIREITOS AUTORAIS
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Não é permitida a utilização, a reprodução ou
a distribuição não autorizada deste programa, estando sujeito
às penalidades da lei em vigor sobre direitos autorais. (c)
Copyright 1993/2024
by Francisco Orlando Magalhães Filho. Todos os direitos reservados.
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12 - PROTEÇÃO
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Para ajudar o usuário a evitar a utilização,
a reprodução ou a distribuição não autorizada de seu CPAP, ele
só se instala mediante senha, todos os relatórios são personalizados
com o nome da empresa tanto na tela quanto na impressão e cópias
feitas diretamente do disco rígido não funcionam em outro disco
rígido.
O acesso de usuários autorizados por você a certas funcionalidades
é protegido por senha individual que pode não dar direito de
acesso a outras funcionalidades. O cadastro de novos usuários
e de senhas só pode ser feita através da senha de instalação
personalizada ou por outro usuário com nível de supervisor.
Atenção! Para a sua tranqüilidade, procure manter os arquivos
de instalação e, principalmente, a senha de instalação personalizada
em local seguro, afinal todos os relatórios são personalizados
com o nome de sua empresa e muito deles, quando devidamente
assinados, podem ser considerados documentos legais.
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13 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 7.0
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13.1 - NO MÓDULO DE ATUALIZAÇÕES
(1) O Módulo de Atualizações Avulsas, agora
simplesmente Módulo de Atualizações, tornou-se um módulo autônomo,
podendo ser vendido em separado. Este é único módulo não opcional
do CPAP, pois todos os outros módulos direta ou indiretamente
necessitam de seus recursos;
(2) Além da forma de juros compostos, trabalha também com a
forma de juros simples;
(3) Pode realizar complexas atualizações através de seqüências
especiais de atualizações previamente configuradas e salvas
pelo próprio usuário. Ideal para atualizações de longo prazo
e possuindo várias etapas com diferentes configurações de cálculo
como as da Justiça do Trabalho ou da Cível (Com possibilidades
de trabalhar com fórmulas de cálculo entre linhas, este recurso
se tornou obsoleto e está oculto no CPAP 2002);
(4) Em relatórios com mais de uma página, os cabeçalhos das
colunas serão devidamente exibidos em cada página;
(5) Na planilha foram criadas cinco novas colunas, possibilitando
exibir: o montante de juros e de correção de um valor atualizados;
a variação percentual total dos índices dentro do período de
atualização; o tamanho do período e a forma de aplicação dos
juros que pode ser simples, composta ou simples até a entrega
e composta após;
(6) No detalhamento de uma atualização, agora são exibidos na
coluna "Observações" o valor e o mês do índice aplicado;
(7) Através do comando "Taxa de Juros, Eqüivalências", menu
"Inclusões" podem ser calculadas as taxas de juros eqüivalentes
á taxa mensal aplicada em qualquer cálculo indicado na planilha.
Ou ainda, inversamente, inserida em qualquer cálculo indicado
a taxa mensal eqüivalente calculada através do referido comando;
(8) Através do comando "Editar Tabela de Índices", menu "Inclusões",
pode-se criar ou editar uma ou todas as tabelas de índices existentes;
13.2 - NO MÓDULO DE PLANOS DE PAGAMENTOS
(9) Todas as funções dos Módulos B, C e D foram
implementadas com grandes melhoramentos no Módulo A que passou
a se chamar de Módulo de Planos de Pagamentos;
(10) Foi ampliado o limite máximo de prestações de 102 para
422 (35 anos);
(11) Além da forma composta de juros, trabalha também com a
forma simples e combinações das duas;
(12) Monta planilha de amortização de capital de qualquer plano
de pagamentos a prazo;
(13) Revista a seqüência de campos de inclusão selecionados
ao ser pressionada a tecla TAB na caixa de "Inclusões Principais",
tornando mais prática a inclusão nesta caixa ao se usar apenas
o teclado;
(14) Alerta de segurança para que, ao incluir o Id. do Bem,
a descrição seja iniciada pelo nome do bem e não pela parte:
"Edifício Aurora - Apto 302" e não "Apto 302 - Edifício Aurora";
(15) o rateio de saldo de inclusão agora pode ser feita em qualquer
quantidade de balões previamente selecionados pelo usuário,
e não apenas em um ou em todos como na versão anterior;
(16) Utilizando o comando "Adicionar juros às parcelas", menu
"Atualizações", e o rateio em balões previamente selecionados
é possível ratear juros nos balões condicionando um mesmo valor
para os mesmos, um rateio tipo Tabela Price. Digo um rateio
tipo Tabela Price nos balões, mas, assim como nas prestações
onde são permitidos saltos de vencimentos, de maneira bem mais
avançada e flexível, pois não é obrigatório que os balões tenham
vencimentos uniformes para realizar o rateio;
(17) Através do comando "Ajustar Parcelas à Data Base", menu
"Atualizações", é possível corrigir os valores das parcelas
de um plano a partir da data base da tabela de preços em que
o referido plano estiver baseado por contrato até a data da
compra indicada no mesmo;
13.3 - NO MÓDULO DE EMISSÃO DE CONTRATOS
(18) Em zoom com ajuste automático, toda a largura da página
pode ser exibida na tela de maneira que, ao se editar células
de corpo de texto, as células de item e subitem continuem sendo
exibidas;
(19) Os contratos, assim como os recibos, podem ser opcionalmente
impressos sem o cabeçalho de personalização padrão de segurança
do CPAP.
13.4 - EM GERAL
(20) Todas as rotinas do CPAP foram revistas para se adaptarem
às alterações do Excel(r) 97 e para contornar alguns bugs contidos
no primeiro lançamento desta versão;
(21) Faz e restaura backups para segurança e para transferência
de dados entre diferentes instalações do CPAP;
(22) Zoom auto ajustável em todos os módulos de acordo com a
resolução de vídeo adotada;
(23) Os direitos de acesso foram revisados, possibilitando que
um usuário possa ter direitos de leitura e edição em um módulo,
mas não tenha direitos de salvar alterações no mesmo;
(24) Ao editar todas as tabelas de índices de uma vez em seu
banco de dados, o usuário pode importar índices e tabelas inteiras
de um arquivo de tabelas de índices no formato padrão do CPAP.
Estes arquivos podem ser encontrados no site do CPAP na Internet
ou no próprio disco 1 de instalação do CPAP, o "CPAP-IND.XLS".
(25) Aceita e salva para futuras execuções configuração de vários
tamanhos de papel por usuário;
(26) Qualquer relatório pode ser impresso por objetivos econômicos
ou de maior rapidez em impressoras de pinos sem negritos;
(27) A impressão de qualquer relatório pode ser visualizado
na tela antes ser realmente impresso;
(28) O instalador automático do CPAP agora está bem mais rápido
e mais estável. Em reinstalações diretamente de disquetes, uma
mídia não muito confiável, uma cópia para o HD e teste de todos
os arquivos são feitas antes de iniciar a reinstalação definitiva;
(29) Na formatação automática de nomes próprios, a primeira
letra de preposições ou conjunções não é mais convertida em
maiúscula;
(30) Os menus com muitos comandos ficaram mais concisos com
a adoção de submenus;
(31) Os valores da multa e da mora a serem adotadas como padrão
em todos os módulos do CPAP agora podem ser configurados pelo
próprio usuário através do comando "Opções", menu "Janela".
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14 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 2002
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Muitas alterações e novidades da versão 2002 foram sendo logo,
sempre que possível, introduzidas e devidamente testadas em
versões com datas posteriores à data do lançamento da versão
7.0. Elas não constam no manual impresso da versão 7.0 e sim
no da versão 2002.
Como, ao longo deste período, alguns usuários foram atualizando
ou adquirindo versões atualizadas do CPAP, as novidades, em
cada módulo, estão separadas por etapas:
Até 22/09/98;
Até 19/04/99 e
Até 07/11/2000.
Assim, se sua versão tem uma data posterior à 22/09/98, então
ela já contém as novidades listadas na etapa "Até 22/09/98".
Para saber a data de sua última atualização do CPAP, vá ao menu
"Ajuda" e acione o comando "Sobre o CPAP...".
Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram
melhorar o manejo do CPAP não foram relatadas abaixo para reduzir
e não complicar muito esta lista de novidades.
14.1 - NO MÓDULO DE ATUALIZAÇÕES
14.1.1 - ATÉ 22/09/98
(1) Foi introduzido um novo comando no Módulo de Atualizações
para seriar dadas originais ou datas de atualização de cálculos
selecionados ou ao inserir cópias de um determinado cálculo.
As datas podem ser seriadas em diversos períodos, mensal, trimestral,
anual, etc.;
(2) Foi introduzido um novo campo (Coluna 2) na planilha do
Módulo de Atualizações para a descrição do cálculo. Isto era
feito normalmente no campo Observações;
(3) Ao detalhar um cálculo a descrição do índice é feita em
colunas apropriadas e não mais na coluna observações;
(4) Um ou mais cálculos detalhados podem ser selecionados agora
para serem restaurados individualmente. Antes a restauração
se dava por completo;
(5) Qualquer uma das colunas do Módulo de Atualizações agora
pode ser ocultada de forma definitiva através do comando Opções;
(6) Foi introduzido o comando "Gerar Banco de Dados", menu "Impressão",
simplificando e tornando mais flexível a emissão de boletos
e promissórias, pois padroniza o nome do arquivo de banco de
dados para emissão de boletos de qualquer relatório. Pode-se
ainda ocultar linhas no relatório, antes de gerar o banco de
dados e os dados das linhas ocultas serão ignorados ao gerar
o banco de dados.
(7) Agora um cálculo que contenha correção e juros pode ser
decomposto em dois cálculos consecutivos, o primeiro só com
a correção e o segundo só com juros aplicados sobre o valor
corrigido no anterior.
14.1.2 - ATÉ 19/04/99
(8) Foram introduzidos no menu "Inclusões", submenu "Linhas",
os comandos "Recortar", "Copiar" e "Colar" que se assemelham
aos comandos padrão de mesmo nome do Windows. Como, com os comandos
"Recortar" e "Colar", podem-se mover linhas de maneira mais
flexível, o comando "Mover Linhas" foi eliminado. Com os comandos
"Copiar" e "Colar" pode-se copiar uma ou um lote de linhas com
fórmulas relacionando dados entre si e colar inserindo automaticamente
o número de vezes que se desejar.
(9) Agora, através do comando "Inserir", menu "Inclusões" submenu
"Linhas", pode-se inserir, além de linhas em branco ou com cópias
do cálculo indicado, linhas com um valor definido em uma determinada
data e linhas com fórmula na coluna valor atualizado para calcular,
por exemplo, um percentual, um total etc.
(10) Agora, ao inserir um hífen na primeira coluna de uma linha,
esta será automaticamente formatada como linha de total.
(11) Uma coluna pode ser marcada para ocultar ao recompor a
tela com dois toques de mouse no cabeçalho. Ao acionar o botão
exibir tudo, as colunas serão todas exibidas, as ocultas estarão
marcadas com hachuras em vermelho nos cabeçalhos. De forma semelhante
para desmarcar e exibir ao recompor a tela basta dar dois toques
de mouse em cada cabeçalho.
(12) Fórmulas podem ser inseridas em uma linha fazendo referência
a dados em outras linhas. Ao recompor a tela, o cálculo só será
finalizado ao resolver todas fórmulas, possibilitando montar
seqüências especiais de atualização. Ver os modelos que acompanham
o CPAP.
(13) Relatórios podem ser salvos para serem usados como modelo,
basta que o nome do arquivo contenha a palavra modelo em qualquer
posição.
14.1.3 - ATÉ 07/11/00
(14) Caixas de inclusões de dados agora em linguagem VBA
do Microsoft Forms com calendário e calculadora "popup" e com
sugestões de entradas históricas ou fixas por campo de entrada.
Veja mais detalhes no item EM GERAL abaixo.
(15) A restauração de detalhamento de cálculos, muito lento
em atualizações com período longo, agora está extremamente mais
rápida.
(16) A largura máxima das colunas no relatório pode ser alterada
através de dois toques com o mouse na primeira linha do respectivo
cabeçalho.
(17) Criado o comando "Localizar" para localizar textos, números
ou datas ao longo do relatório.
(18) A emissão de promissórias, boletos, cartas, recibos etc.
através do Word podem ser, a critério do usuário, totalmente
automáticas com a criação do gerenciador de documentos mesclado.
A perda de vínculo entre o documento do Word e o banco de dados
gerado pelo CPAP, principalmente em rede, agora pode ser resolvido
automaticamente a partir de um modelo original que acompanha
o CPAP.
(19) Na caixa de atualização avulsa, ao passar o mouse sobre
a tabela de índices selecionada será exibido os índices disponíveis
na mesma.
(20) Na caixa de atualização avulsa, pode-se ter acesso à caixa
de diálogo de cálculo de taxa juros eqüivalentes, podendo ser
inserida a taxa mensal eqüivalente a uma taxa de outro período
ali calculada.
(21) Agora ao detalhar tudo, cálculos com juros simples são
automaticamente decompostos.
(22) Melhorado o controle de painéis para exibição simultânea
de diferentes partes do relatório.
(23) No formulário de atualização avulso, exibe os índices disponíveis
em uma tabela de índice selecionada, mista ou cadastrada, podendo
ainda ser visualizada e editada a partir da mesma;
(24) Além das operações de financiamento, agora faz também operação
de desconto bancário;
(25) Opções de tipos de periodicidade na aplicação da taxa de
juros mensal. Antes a periodicidade era única feita nos aniversários
mensais com pro rata de 30 dias ou, quando adotado, seguindo
a periodicidade do índice (AM30i). Agora têm-se também: AM30
- Aniversário Mensal com pro rata de 30 dias, normalmente utilizado
com a operação Financiamento; M30cor - Mês de trinta dias corridos
com pro rata de 30 dias, normalmente utilizado com a operação
Desconto; AM28/31 - Aniversário Mensal com pro rata de 28 até
31 dias conforme o número de dias do último mês do período de
aplicação; AMint - Aniversário Mensal sem pro rata, só meses
inteiros;
(26) Ficou mais rápido detalhar cálculos de atualizações mês
a mês e restaurar detalhamentos.
(27) A ordenação linhas, antes feitas exclusivamente em todas
as linhas de uma vez, agora pode ser feita apenas em linhas
previamente indicadas.
14.2 - NO MÓDULO DE PLANOS DE PAGAMENTOS
14.2.1 - ATÉ 22/09/98
(28) Se usar a palavra modelo no campo reservado
para o nome do cliente em um plano, ao abri-lo, o CPAP facilitará
a montagem de um novo plano baseado-se naquele como um modelo.
O novo plano pode ser de qualquer valor. Isto continua sendo
feito através do comando simular aumento/redução, no entanto
este tem uma nova caixa de diálogo especialmente adaptada para
facilitar processo de várias etapas que tinha de ser feito na
versão anterior. Um plano modelo não difere em nada de um plano
de cliente, exceto por conter a palavra modelo.
(29) Se um plano estiver sendo acompanhado pelo Módulo de Acompanhamentos
de Contratos, serão exibidos sobrescritos no índice de abertura
indicando certas condições do acompanhamento:
¹ Indica plano implementado no Módulo de Acompanhamentos de
Contratos, ou seja, plano em acompanhamento;
² Indica que há alterações no plano ainda não implementadas
no acompanhamento, ou seja, houve alterações no plano no Módulo
de Planos após a última implementação do mesmo no Módulo de
Acompanhamentos de Contratos;
³ Indica que parcelas do plano a partir de determinada data
foram estornadas no acompanhamento.
Planos sem acompanhamento não contém sobrescrito.
(30) Foi introduzido um filtro na caixa de abertura de planos
que possibilita exibir só os planos com ou sem acompanhamentos
ou com ou sem contratos salvos;
(31) Foi praticamente eliminado o problema da primeira Prestação
com vencimento no dia 28 de fevereiro. Agora, exceto se a data
da compra tenha ocorrido em um dia 28, se a primeira Prestação
ocorrer no dia 28 de fevereiro todas as outras ocorrerão no
dia 30 de cada mês.
(32) No cálculo de taxa de juros equivalentes, o resultado agora
pode ser exibido com mais de duas casas decimais;
(33) Aumento/redução pode ser feito em um plano baseado em Reinvestimento
Equivalente (RE). Assim, agora se pode facilmente ser dado um
desconto ou aumento geral em um plano para que o mesmo atinja
o RE desejado;
(34) Foram praticamente eliminados todos aqueles alertas sobre
configuração para aplicação de índices. Agora cada tabela pode
ser definida com seu próprio padrão. Em vez de alertas foram
introduzidas opções em caixas de diálogos para possibilitar
configurações diferentes do padrão sugerido na definição da
tabela;
(35) Introduzido o botão "Novo" na planilha resultante do comando
"Atualização Normal". Este botão facilita a montagem de um novo
plano com novos prazos a partir do saldo a vencer calculado
pelo comando "Atualização Normal", deduzindo a taxa de oportunidade
no cálculo do saldo a vencer e acrescentando-a quando da definição
dos novos prazos.
14.2.2 - ATÉ 19/04/99
(36) Introduzido o botão "Importar" na caixa
de inclusão do cadastro do cliente que possibilita a importação
do nome e/ou dos dados do cadastro de um cliente com plano salvo
no disco.
(37) Modificada a caixa de abertura de planos. Agora, ao ser
exibido o campo "Nome do Cliente", são exibidos também, logo
em seguida ao nome, o N.º do plano e o trecho inicial do campo
"Observações", aproveitando o espaço disponível. Assim, pode-se
distinguir rapidamente planos de um mesmo cliente colocando-se
distintivos no campo "Observação" da caixa de "Inclusões 1/12
(Identificação)" do comando "Inclusões", menu "Inclusões".
(38) Introduzido comando que pode ser acionado a partir do lado
direito do pé da caixa "Inclusões 2/12 (Principais)" para montagem
automática de planos de incorporação ou de venda programada
equivalentes ao plano exibido, ou seja, planos de mesmo Reinvestimento
Equivalentes (RE). Este comando é útil quando, por exemplo,
se seu plano padrão de venda por incorporação contém 40 Prestações
e 6 Balões (Intercaladas) e você deseja alterá-lo para um equivalente
de acordo com sua taxa de oportunidade contendo exclusivamente
46 Prestações ou mesmo quando um cliente lhe propor pagar tudo
em 20 Prestações, mas com desconto. Veja mais detalhes em "Critérios
para análise de planos, montando planos de mesmo RE" em perguntas
mais freqüentes sobre o Módulo de Planos de Pagamentos.
(39) Comando "Montar Tabela de Preços", menu "Impressão", foi
melhorado, possibilitando a importação de quase todas as alterações
feitas em uma tabela salva que se deseje remontar sob novas
condições de pagamentos.
14.2.3 - ATÉ 07/11/00
(40) Tabelas de preços geradas pelo comando
"Tabelas de Preços..." agora contém colunas fora da área de
impressão para incluir e/ou alterar valores sem destruir as
fórmulas da tabela.
(41) Agora ao excluir um plano, o arquivo será enviado para
a lixeira do Windows, de onde, eventualmente, pode ser restaurado.
E qualquer exclusão ou adição direta de arquivos de plano na
pasta \BANCO do CPAP será detectada automaticamente, emitindo
um alerta de reindexação.
(42) Criado um botão na caixa de inclusão de cadastros para
a importação de cadastro direto de planos salvos em arquivos
no disco.
(43) Caixas de inclusões de dados agora em linguagem VBA do
Microsoft Forms com calendário e calculadora "popup" e com sugestões
de entradas históricas ou fixas por campo de entrada. Veja mais
detalhes no item EM GERAL abaixo.
(44) Na caixa de "Inclusões 2/12 (Principais)", pode-se ter
acesso à caixa de diálogo de cálculo de taxa juros eqüivalentes,
podendo ser inserida a taxa mensal eqüivalente a uma taxa de
outro período ali calculada.
(45) Permissão para ocultar linhas de resumo do plano e do final
do relatório. Além reduzir o tamanho do relatório, o usuário
pode ocultar dados cuja exibição não ache conveniente. A configuração
definida será salva por usuário para ser aplicada automaticamente
nas futuras execuções.
(46) Notas "popup" com completa identificação do plano e cadastro
do cliente em posições estratégicas ao longo do relatório, bastando
passar o ponteiro do mouse sobre os pontos em vermelho.
(47) Suporta até 8 séries de prestações.
(48) Mais opções na combinação relativa à entrega do bem nas
formas de aplicação simples e composta dos juros: sem juros;
com juros simples ou compostos a partir da data da compra; com
juros simples ou compostos só a partir da entrega do bem, mas
capitalizado ou não a partir da data da compra; com juros simples
antes da entrega e compostos depois. Os juros em cada uma destas
opções podem ainda ser logo adicionados ou não às parcelas.
(49) Ao saltar prestações nos vencimentos de balões, há uma
nova opção na caixa de "Inclusões 2/12 (Principais)" para relatar
os balões como prestações. Assim, no relatório, todas as parcelas,
embora com valores diferentes, serão prestações mensais.
(50) Permite a coincidência de vencimento de balão com vencimento
na data entrega do bem.
(51) Criados os campos "Grupo" e "Seqüência" na caixa "Inclusões
1/12 (Identificação)", permitindo agrupar e definir uma seqüência
dentro de cada grupo. Por exemplo, em construtoras e imobiliárias,
cada empreendimento pode corresponder um grupo, em uma revenda
de veículos, cada modelo etc. Possibilita ainda capturar número
de planos salvos ou a salvar e inserir na caixa de observações.
(52) Ao abrir planos salvos, a lista de índice pode ser filtrada
por grupo, por sem ou com acompanhamento, por sem ou com alterações
no plano em acompanhamento, por sem ou com estorno no plano
em acompanhamento e por sem ou com contrato salvo.
(53) Ampliado os dados do cadastro com campos para inclusão
de telefone celular e um outro alternativo, endereço comercial
do cliente e identificação do cônjuge se o cliente for casado.
(54) No comando "Gerar Banco de Dados", os dados podem ser previamente
editados ao salvar o banco de dados para importação de um plano
por outro aplicativo.
(55) A emissão de promissórias de um plano de pagamento através
do Word pode ser, a critério do usuário, totalmente automática
com a criação do gerenciador de documentos mesclado. A perda
de vínculo entre o documento do Word e o banco de dados gerado
pelo CPAP, principalmente em rede, agora pode ser resolvido
automaticamente a partir de um modelo original que acompanha
o CPAP.
(56) Quando necessário, as execuções do Excel pelo CPAP serão
feitas utilizando objeto OLE. Isto evita o alerta de vírus e
permite que em uma única execução do Excel possam ser abertas
várias tabelas de preços montadas pelo comando "Tabela de Preços"
no menu "Impressão".
(57) A indexação de arquivos salvos no formulário de abertura
de planos, antes limitada a 256 arquivos, agora não há mais
limite prático.
(58) No formulário "Inclusões 1/12 (Identificação)" do comando
"Inclusões", menu "Inclusões", exibe os índices disponíveis
em um tabela de índice selecionada, mista ou cadastrada, podendo
ainda ser visualizada e editada a partir da mesma.
14.3 - NO MÓDULO DE EMISSÃO DE CONTRATOS
14.3.1 - ATÉ 22/09/98
(59) Dois toques de mouse ou F2 agora sempre
edita linha no Módulo de Emissão de Contrato e ativa automaticamente
a célula que já contenha dados.
(60) Para excluir ou inserir linhas rapidamente foi introduzido
um menu de atalho através do botão direito do mouse.
(61) Agora pode ser habilitado ou desabilitado o questionamento
das variáveis predefinidas que acompanham o CPAP, aqueles que
terminam com um ponto;
14.3.2 - ATÉ 19/04/99
14.3.3 - ATÉ 07/11/00
(62) Eliminado o limite máximo de 255 para o
número de caracteres em um parágrafo contendo ou não variáveis
definidas no mesmo. Isto tornou obsoleto o uso de caixas de
textos sobre o relatório.
(63) Se as variáveis definidas em um parágrafo estiverem vazias,
o parágrafo será automaticamente ocultado.
(64) Se, antes de acionar o comando "Inserir Variável", marcar
a posição da variável com {}, ela será automaticamente inserida
ali. Se não, ela será copiada para a "Área de Transferência"
para ser colada com Ctrl+V na posição desejada.
(65) Os formulários que lidam com variáveis foram evoluídos
para a linguagem VBA do Microsoft Forms com sugestões fixas
e históricas de inclusões. Assim, uma inclusão em resposta ao
questionamento de uma variável ao montar um contrato fica disponível
como sugestão histórica em futuras montagens.
14.4 - NO MÓDULO DE ACOMPANHAMENTOS DE CONTRATOS
14.4.1 - ATÉ 22/09/98
(66) A caixa de configuração de relatório do
Módulo de Acompanhamentos de Contratos foi totalmente reformulada,
eliminaram-se opções de pouco quase nenhum uso e introduziram-se
novas opções como o estorno de parcelas a partir de certa data,
descrição de pagamentos já recebidos; sugestão de final de períodos.
(67) No Módulo de Acompanhamentos de Contratos além da descrição
de pagamentos já recebidos e estorno de parcelas após certa
data, permite ainda a edição das taxas de multa e mora com juros
do comando Estender Pagamento diretamente na planilha. Veja
colunas ao lado direito da planilha;
(68) O estorno de parcelas após uma determinada data em um acompanhamento
possibilita, quando de uma repactuação ou mudança de tabela
de índices, ao plano antigo continuar junto com o novo no acompanhamento.
Assim, além de se manter toda a história de planos da compra
do bem, pode-se a qualquer momento obter-se uma descrição de
todos os valores já recebidos. Não há limites para repactuações,
uma compra pode ter vários planos ao longo de seu pagamento,
e não torna o acompanhamento confuso, pois os planos já com
estorno são sempre exibidos no índice de abertura com o sobrescrito
" ³ " e com alerta ao abrir.
14.4.2 - ATÉ 19/04/99
(69) O relatório de acompanhamento ficou mais
inteligível ao exibir a evolução do resíduo na data de cada
pagamento referente a uma obrigação estendida além do vencimento.
(70) Reformulada a barra de menu com a introdução do menu "Atualizações"
e quatro novos comandos descrito nos itens a seguir.
(71) Introduzido o comando "Avaliar/Inserir", menu "Inclusões"
que avalia o saldo da parcela indicada na data do vencimento
contratado e na data do relatório e exibe uma caixa de opções
que possibilita a inclusão automática de um pagamento no vencimento
ou em qualquer outra data estendida, além de facilitar a emissão
do recibo correspondente.
(72) Introduzido o comando "Detalhar Atualização", menu "Atualizações",
que captura todos os eventos do cálculo de atualização da parcela
indicada pelo cursor para o Módulo de Atualizações, exibindo
passo a passo e até mês a mês a evolução do resíduo.
(73) Introduzido o comando "Recebido - Atualização Avulsa",
menu "Atualizações", que captura o pagamento indicado pelo cursor
para o Módulo de Atualizações para atualizá-lo para qualquer
data.
(74) Introduzido o comando "Recebidos - Atualização Avulsa (Todos)",
menu "Atualizações", que captura automaticamente todos os pagamentos
recebidos no acompanhamento ora na tela para o Módulo de Atualizações
para atualizá-lo para qualquer data, possibilitando exibir um
relatório detalhado e atualizado de todos os valores já recebidos.
14.4.3 - ATÉ 07/11/00
(75) Caixas de inclusões de dados agora em linguagem
VBA do Microsoft Forms com calendário e calculadora "popup"
e com sugestões de entradas históricas ou fixas por campo de
entrada. Veja mais detalhes no item EM GERAL abaixo.
(76) Através do comando "Exibir Tudo" ou das setas vermelhas
estrategicamente posicionadas ao longo do relatório todos as
parcelas de um plano podem ser temporariamente exibidas, facilitando
a antecipação e ou alterações de qualquer um dos vencimentos.
(77) Permissão para ocultar linhas de resumo do plano e do final
do relatório. Além reduzir o tamanho do relatório, o usuário
pode ocultar dados cuja exibição não ache conveniente. A configuração
definida será salva por usuário para ser aplicada automaticamente
nas futuras execuções.
(78) Notas para auditoria em datas e valores inseridos ou alterados
em acompanhamentos salvos.
(79) Notas "popup" com completa identificação do plano e cadastro
do cliente em posições estratégicas ao longo do relatório, bastando
passar o ponteiro do mouse sobre os pontos em vermelho.
(80) Ao imprimir, pode-se, opcionalmente, ordenar os pagamentos
por vencimento. Isto torna o relatório mais compreensível para
leigos, pois os pagamentos estendidos se intercalam nos respectivos
vencimentos.
(81) Ao imprimir, pode-se, opcionalmente, eliminar todas as
mensagens referentes a multas e juros de mora.
(82) Pode-se estornar as parcelas restantes de um plano em acompanhamento,
mas agora isto não permitido antes de um vencimento com pagamento
já antecipado.
(83) Ao abrir acompanhamentos salvos, a lista de índice pode
ser filtrada por grupo, por sem ou com alterações no plano,
por sem ou com estorno e por sem ou com contrato salvo.
(84) Pode-se inserir comentário a respeito de qualquer pagamento
inserido.
(85) Pagamentos estendidos que, na descrição, tenha a palavra
"Desconto" ou "Desc." tem tratamento especial de desconto. Assim,
em relatórios de total, eles são somados como descontos e não
como valores recebidos.
(86) Pagamentos, multas e moras iguais podem ser inseridas de
uma vez, basta selecionar as células, digitar o valor e acionar
as teclas Enter e Ctrl juntas. Na versão anterior, o CPAP só
conseguia detectar alteração na primeira célula.
(87) Eliminadas as colunas de mês e mais dias no relatório,
pois a utilidade das mesmas era pouco frente à confusão provocada
com os números seqüenciais das prestações.
(88) Eliminado o freqüente alerta de inserir negativo ao estender
um pagamento, agora qualquer inclusão de valor positivo em célula
do relatório é tida como negativo, ou seja, é baixa, é pagamento.
Por outro lado, muito raro de acontecer, deve-se inserir negativo
para que o CPAP o entenda como positivo, ou seja, é acréscimo,
é obrigação adicional.
(89) Facilitou a atualização forçada para qualquer data diferente
da data do relatório quando o mesmo for estendido para abranger
principalmente todos os pagamentos futuros.
(90) Acrescentado a opção para desconto automático de liquidação
em cada parcela, seja qual for o resíduo da mesma. Bastante
útil para eliminar aqueles pequenos e freqüentes resíduos decorrentes
de diferenças em cálculos extra CPAP ou eventuais alterações
de índices.
(91) Ao estornar após certa data, além de estornar todas as
parcelas a vencer, estorna também o resíduo (valores vencidos),
se a data final do relatório for posterior à data de estorno,
zerando qualquer saldo existente em relatórios futuros. Aprimorada
a caixa de diálogo de estorno para capturar número de planos
salvos ou a salvar e inserir na descrição do motivo para o estorno.
(92) Não é mais necessário voltar para o Módulo de Planos Pagamentos
pare editar as tabelas de índices.
(93) Introduzido o comando "Linhas e Colunas: Ordenar, Ocultar..",
menu "Inclusões", possibilitando: 1) ordenar as linhas dos pagamentos
por tipo e por data, encaixando possíveis pagamentos estendidos
abaixo dos respectivos vencimentos, tornando os relatórios com
muitos pagamentos estendidos mais inteligíveis; 2) exibir, além
da coluna de vencimentos efetivos, a coluna de vencimentos originais
e 3) apagar todos os valores calculados em um relatório a imprimir
(Esboço).
14.5 - NO MÓDULO DE CONTAS A RECEBER
14.5.1 - ATÉ 22/09/98
(94) Foram introduzidas colunas no Módulo de
Contas a Receber que descrevem os pagamentos já recebidos;
(95) O comando "Ordenar", menu "Inclusões" submenu "Linhas"
(Ctrl +O), do Módulo de Contas a Receber agora além de ordenar
a coluna indicada pode exibir apenas as linhas que contenham
dados em um certo intervalo de datas ou de valores, ocultando
as restantes. Isto é útil, por exemplo, para visualizar ou imprimir
boletos através do comando "Gerar Banco de Dados" só até um
determinado vencimento;
(96) Foi introduzido o comando "Gerar Banco de Dados", menu
"Impressão", simplificando e tornando mais flexível a emissão
de boletos e promissórias, pois padroniza o nome do arquivo
de banco de dados para emissão de boletos de qualquer relatório.
Possibilitando ainda emissão de todos os boletos de Prestação
e Balão de uma vez, bastando acrescentar dados ao arquivo. Pode-se
ainda ocultar linhas no relatório, antes de gerar o banco de
dados e os dados das linhas ocultas serão ignorados ao gerar
o banco de dados.
14.5.2 - ATÉ 19/04/99
(97) Introduzido o comando "Fluxo de Caixa",
menu "Inclusões", que oferece várias opções para configuração
de um fluxo de caixa mensal de eventos futuros ou passados a
serem exibidos em colunas à direita da planilha.
(98) Introduzida uma nova coluna para exibir o saldo devedor
em cada acompanhamento de um relatório de contas a receber.
(99) Uma coluna pode ser marcada para ocultar ao recompor a
tela com dois toques de mouse no cabeçalho. Ao acionar o botão
exibir tudo, as colunas serão todas exibidas, as ocultas estarão
marcadas com hachuras em vermelho nos cabeçalhos. De forma semelhante
para desmarcar e exibir ao recompor a tela basta dar dois toques
de mouse em cada cabeçalho.
14.5.3 - ATÉ 07/11/00
(100) Todas as opções para o cálculo de Fluxo
de Caixa mensal podem ser aplicadas agora para uma listagem
individual e detalhada de pagamentos no relatório em qualquer
intervalo. Isto possibilita diversas novas configurações de
relatórios. Entre os quais pode-se destacar relatórios úteis
para a contabilidade e relatório para emissão de boletos de
prestações, balões, entrega e entrada de forma simultânea, ou
seja, não há mais necessidade de um relatório para cada tipo
de pagamento.
(101) A largura máxima das colunas no relatório pode ser alteradas
através de dois toques com o mouse na primeira linha do respectivo
cabeçalho.
(102) Revisado o menu marcar. Agora a ação de marcar linhas
não tem como objetivo único a exclusão. Depois da marcação podem
ser excluídas ou ocultadas as marcadas ou as não marcadas através
de comandos no menu.
(103) Criado o comando "Localizar" para localizar textos, números
ou datas ao longo do relatório.
(104) A emissão de boletos, cartas, recibos etc. através do
Word pode ser, a critério do usuário, totalmente automática
com a criação do gerenciador de documentos mesclado. A perda
de vínculo entre o documento do Word e o banco de dados gerado
pelo CPAP, principalmente em rede, agora pode ser resolvido
automaticamente a partir de um modelo original que acompanha
o CPAP ou criado pelo usuário.
(105) Criado o comando "Verificar Relação" no menu "Inclusões"
que permite alterar e comparar, através de caixas de diálogos
com filtros de índice, a relação de acompanhamentos no relatório
aberto com a relação de novos acompanhamentos implementados
e a relação de outros antigos e não listados. Ao abrir um relatório
salvo, será emitido um alerta para verificar a relação caso
haja novos acompanhamentos implementados a partir da data em
que o relatório foi salvo pela última vez.
(106) Criado o comando "Editar e Implementar..." no menu "Inclusões"
para editar e implementar os planos de todos os acompanhamentos
listados no relatório aberto. Todos os dados de plano que não
alterem o cálculo do mesmo podem alterados e implementados sem
a necessidade de abrir o Módulo de Planos e nem o Módulo de
Acompanhamento. Isto é bastante útil para fazer alterações nos
cadastros, na identificação dos planos, na data da entrega etc.
(107) Criadas seis novas colunas relativas a identificação e
cadastro: a) Grupo, b) Seqüência, c) Fone Alternativo, d) Fone
Celular, e) Endereço Comercial e f) Identificação do Cônjuge.
(108) Criadas seis novas colunas relativas a recebidos: a) Desconto,
b) Antecipação/Inadimplência, c) Recebido no mês de atualização
do relatório, d) Descrição dos valores recebidos no referido
mês, e) Recebido por Antecipação e f) Descrição destes valores
recebidos por antecipação.
(109) Criadas dez novas colunas visando atender principalmente
aos relatórios contábeis de listagem de pagamentos: a) Vencimento
Contratado, b) Principal, c) Correção, d) Juros, e) Encargos
Financeiros, f) Encargos Moratórios, g) Descontos, h) Saldo
Parcela, i) Peso % de Realização, j) Variação do Saldo Devedor.
(110) Melhorado o controle de painéis para exibição simultânea
de diferentes partes do relatório.
(111) Em um relatório de Fluxo de Caixa, agora, além de ocultar
ou exibir todas as colunas, pode exibir e imprimir apenas as
colunas das extremidade e do total;
(112) Não é mais necessário voltar para o Módulo de Planos Pagamentos
pare editar as tabelas de índices.
14.6 - EM GERAL
14.6.1 - ATÉ 22/09/98
(113) Introduzido o comando "Importar" na janela de edição
de todas as tabelas de índices de uma vez. Ele permite a importação
de índices e tabelas de outros arquivos de bancos de tabelas
do CPAP. Se estiver usando o Excel 8.0 a importação pode ser
feita diretamente da Internet. Ao terminar a instalação de uma
nova versão do CPAP, use este comando e vá até a pasta raiz
do CPAP e abra o arquivo CPAP-IND.XLS para importar os índices
ou novas tabelas que acompanham o CPAP.
(114) Introduzido em todos os módulos o conceito de "Salvar"
e "Salvar Como" de uso geral. O comando "Salvar" salva um plano
ou relatório aberto com o mesmo nome e na mesma pasta. Já o
"Salvar Como" salva um novo plano ou um novo relatório com um
novo nome ou em uma nova pasta.
(115) Agora o usuário pode a nomenclatura que achar mais conveniente
para Entrada, Balões e Entrega do Bem. "Opções", menu "Janela",
botão "Mais Opções".
(116) Introduzido no menu "Ajuda" acesso às perguntas mais freqüentes
sobre cada módulo. Estas perguntas são um verdadeiro manual
prático que há muito se fazia necessário, pois o manual do CPAP
praticamente não contém exemplos práticos;
(117) Ao acionar as teclas "PrintScrn" e "F12" o CPAP imprime
a tela ora em exibição. Para imprimir só a janela do CPAP, acione
"Alt + PrintScrn" e F12. Você pode capturar qualquer tela fora
do CPAP e depois ativar o CPAP e acionar "F12" que imprimirá
o que foi capturado;
(118) Visando evitar aquele problema que ocorre na Novell que,
a partir de um certo número de arquivos copiados, não consegue
mais detectar o restante dos arquivos, a instalação do CPAP
foi totalmente reformulada. Agora toda instalação de arquivo
é feita por autoextract. Ao acionar o autoextract, basta indicar
logo a pasta do CPAP e a instalação dos arquivos e configuração
do CPAP se dá de forma automática.
(119) Se usuário quiser, agora existe a opção para trabalhar
no CPAP sem exigência de senha de acesso;
(120) O alerta para confirmação de data e hora que era sempre
exibido ao iniciar o CPAP, agora só é exibido quando houver
uma diferença muito grande entre a data da última execução e
data atual do sistema. Assim, sem a exigência de senha e sem
relógio, a carga do CPAP fica bem mais rápida.
14.6.2 - ATÉ 19/04/99
(121) A emissão de recibo a partir de qualquer
módulo agora pode ser feita decompondo os valores referentes
ao principal, correção, juros, multa, juros com mora e desconto.
(122) A partir do menu "Janela" de qualquer módulo pode ser
aberto qualquer outro módulo sem fechar o módulo ativo.
(123) Introduzido, na janela de edição de todas as tabelas índices
de uma vez, os comandos "Excluir" e "Exportar". Este último
exporta uma tabela de índices para um arquivo no disco de onde
pode ser importada novamente através do comando "Importar".
Isto possibilita a transferência de tabelas entre instalações
do CPAP e a exclusão provisória de tabelas sem utilidade imediata,
reduzindo o tamanho do banco de tabelas ativo.
14.6.3 - ATÉ 07/11/00
(124) Auto cálculo de valores selecionados.
Ao selecionar certa quantidade de células, em poucos segundos
os valores são automaticamente identificados e a soma e o número
deles serão exibidos na barra de status.
(125) Quase todas as caixas de inclusões, anteriormente programadas
em linguagem XLM, foram reformuladas e radicalmente melhoradas
com a avançada linguagem VBA do Microsoft Forms. Entre os muitos
melhoramentos, que tornaram a interface de inclusões do CPAP
bem mais amigável, pode-se destacar o calendário "popup" em
todos os campos de inclusão de datas, a calculadora "popup"
em todos os campos de inclusão de valores e sugestões de inclusões
históricas ou sugestões fixas em cada campo de inclusão de dados.
(126) Além dos campos em caixas de inclusões, o calendário e
a calculadora popups podem captar e inserir datas em valores
diretamente em células do relatório através do botão direito
do mouse.
(127) O calendário popup tem dimensões bem reduzidas e, além
de possuir todas as opções normalmente encontradas neste tipo
de ferramenta, possui um contador de dias, semanas, meses e
anos relativos a uma determinada data prefixada pelo usuário.
(128) A calculadora popup tem dimensões bem reduzidas e, além
de possuir o layout e todos os recursos normalmente encontrados
em uma calculadora comum, possui também um simulador eletrônico
de fita de papel e som de impressão de caracteres.
(129) Ao imprimir qualquer relatório, tem-se a opção de enviá-lo
por email. O email é automaticamente redigido com endereço eletrônico
personalizado de acordo com os dados do cadastro do cliente.
Sendo anexada uma planilha do Excel com todos os dados e devidamente
formatada para que a impressão remota seja tal qual a impressão
local.
(130) Os menu em todos os módulos antes programados em linguagem
XLM foram reprogramados em VBA tornando-os extremamente mais
dinâmicos, exibindo, ocultando, habilitando e desabilitando
comandos de acordo com as alterações do relatório em exibição.
(131) Criado o menu de atalho para o botão direito do mouse
contendo os comandos para a calculadora e o calendário popups
e todos os comandos do menu principal.
(132) Aproveitando o espaço disponível no lado direito da barra
de menu, principalmente em resolução de vídeo de 800x600, foram
adicionados botões para acionar os comandos de uso mais freqüentes.
(133) A configuração para detalhar ou não um valor em principal,
correção, juros etc. ao emitir o recibo é salva por usuário
para ser aplicadas automaticamente nas futuras execuções.
(134) Ao exibir os campos de detalhe de um valor na caixa de
inclusão do recibo, tanto o valor do principal quanto o do total
podem ser alterados, e os componentes restantes variam na proporção
do que foi capturado.
(135) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais,
é possível exibir linhas de tendência no gráfico referente a
uma ou mais tabelas índices.
(136) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais,
há um quadro estatístico abaixo da tabela de índices referente
à tabela em exibição com o acumulado e a média dos índices em
até seis períodos configuráveis pelo próprio usuário.
(137) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais,
a quantidade de índices exibidos na tabela para impressão pode
ter um limite inicial mínimo configurável pelo usuário.
(138) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais,
é possível montar e imprimir tabelas de fatores de atualização
a partir da tabela de índices em exibição. Isto é útil para
quem precisa fazer atualizações manuais e ligeiras de valores
para o mês corrente.
(139) Na janela de edição de todas as tabelas de índices de
uma vez, ao importar de outro banco de tabelas no disco local
ou na Internet, pode comparar índices e marcar com comentários
nas respectivas células se houver uma diferença superior a uma
tolerância percentual definida pelo usuário.
(140) Na janela de edição de todas as tabelas de índices de
uma vez, o pro rata de um índice em um determinado número de
meses, usando o comando "Índices, equivalências...", ficou automático,
basta inserir o índice e selecionar o número de meses para o
rateio antes de acionar o referido comando.
(141) A caixa de diálogo para cálculo de juros ou índices equivalentes
foi reformada, elevando o número de diferentes tipos de período
de 12 para mais de 200 abrangendo dias, meses e anos.
(142) Criada uma avançada discagem automática de telefone onde
pode-se destaca as seguintes características: adaptada ao novo
sistema brasileiro de operadoras concorrentes, aceita até quatro
número de telefones, mantém um controle de histórico de ligações,
faz ligações a cobrar local e interurbana, manipula códigos
DDI, DDD e de saída de central telefônica, facilidade para optar
por diferentes operadoras de interurbano, rediscagem, anotações
etc.
(143) Possibilita restaurar os arquivos de iniciar a partir
do Menu Iniciar do Windows.
(144) A indexação de planos, acompanhamentos e contratos são
feitos agora de uma só vez.
(145) O backup agora pode ser feito em mais de um disquetes
automaticamente, quando os dados não couberem em apenas um disquete.
(146) O fundo, papel de parede, pode ser configurado pelo usuário
tal qual o papel de parede do Windows com figuras bmp, gif,
enfim em qualquer formato com conversor instalado no Office.
Em rede essa configuração é feita por estação, assim cada estação
pode ter seu próprio papel de parede.
(147) Em qualquer um dos módulos, um relatório pode ser fechado
sem fechar o módulo ou abrir outro relatório salvo sobre o mesmo.
Neste o caso o fundo, papel de parede, fica em exibição.
(148) Ao rodar o CPAP, principalmente no Office 2000, muitos
arquivos são criados na pasta temporária, "C:\WINDOW\TEMP",
e excluídos ao fechar o CPAP. No entanto, em saídas anormais
por falta de energia ou travamento, estes arquivos iam-se acumulando
e tornando o sistema lento. Agora, ao iniciar, o CPAP verifica
e limpa estes arquivos.
(149) O instalador automático foi totalmente reprogramado, principalmente
a criação de ícones, tornando-o mais estável em qualquer versão
do Windows. Ganhou também um desinstalador automático.
(150) Possibilita a aplicação de tabelas de índices mista em
todos os módulos. Tabela mista é uma tabela composta por uma
seqüência de tabelas cadastradas e/ou por uma operação aritmética
com as mesmas. Assim, em único cálculo, podem-se aplicar os
índices de uma tabela até certo mês e os de outra a partir do
mês seguinte em uma seqüência com várias tabelas. As operações
aritméticas possíveis podem ser adição, subtração de forma simples
ou composta, média aritmética entre os índices de uma mesma
tabela ou de diferentes tabelas. Podendo ainda avançar ou recuar
referências de índices de uma tabela;
(151) Em todos os módulos, além da forma Composta, agora é possível
também acumular índices de uma tabela de forma SIMPLES como
vem sendo feito com a SELIC no cálculo de encargos federais;
(152) Na periodicidade ao aplicar índices, além das opções "a
cada fim de mês" e "a cada aniversário mensal", ambas com pro
rata, há a opção de "a cada mês sem pro rata" (tipo moeda);
(153) A impressão de recibo a partir de qualquer módulo pode
ser feita de forma reduzida para meia página, podendo ainda
ser impresso em duas vias em uma única página;
(154) O formulário de emissão de recibo foi evoluída para linguagem
VBA do Microsoft Forms com sugestões fixas e históricas de inclusões.
Foi acrescentada ainda a opção para um parágrafo extra com variáveis
a base de interrogação, possibilitando a montagem de diferentes
modelos de recibos pelo próprio usuário.
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15 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 12.0
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Sempre que foi possível, muitas das alterações
e novidades da versão 12.0 foram sendo logo introduzidas e devidamente
testadas em versões de atualização da versão 2002. Essas alterações
não constam no manual impresso da versão 2002 e sim no manual
da versão 12.0. Inclusive, a maioria destas novidades podem
ser ainda implementadas na própria versão 2002 através do comando
Suporte On-Line no menu Ajuda.
Algumas alterações (Itens marcado com *), principalmente
para atender às profundas alterações na interface do Excel 2007
em relação às das versões anteriores do Excel, não foram possível
introduzir nas atualizações da versão 2002. Assim é que, só
essa versão 12.0 suporta rodar no Excel 2007, mas também suporta
ainda as versões 2003 e 2002(XP) do Excel e não mais as versões
2000 e 97. Portanto ela só se instala e roda com o Excel 2002(XP),
2003 ou 2007.
Aparentemente essa versão 12.0 tem se mostrado
mais estável do que as versões anteriores talvez porque foi
editada, testada e teve os problemas críticos contornados ainda
nas versões betas do Office 2007 que eram muito instáveis em
se tratando de código VBA e principalmente XLM. No entanto a
versão final do Office 2007 parece que ficou até mais estável
do que o Office 2003.
Devido à grande diferença entre a
interface do Excel 2007
e às interfaces do 2003 e 2002 (XP), foi um grande desafio
fazer com que uma mesma versão do CPAP 12.0 rodasse indiferentemente
nas três versões do Excel, possibilitando com que uma mesma
instalação do CPAP 12.0 seja rodada simultaneamente em diferentes
estações da rede de uma empresa com diferentes versões do Excel.
Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas
alterações que visaram melhorar o manejo do CPAP e sua estabilidade
não foram relatadas abaixo para reduzir e não complicar muito
esta lista de novidades.
15.1 - EM GERAL PARA TODOS OS MÓDULOS
(1)* Apto para se instalar e rodar no Excel
2007, 2003 ou 2002(XP) e não mais no 2000 ou 97;
(2)* Faz e restaura backups em formato ZIP usando as DLLs embutidas
no Windows XP ou Windows Vista para compressão ZIP, tornando
desnecessário o uso do utilitário externo e de terceiros ARJ.
No entanto o formato ARJ pode opcionalmente ser ativado para
compatibilização com backup anterior ou uso de Windows anterior
ao XP (NTx e 9x);
(3)* Se houver mais de uma versão do Excel instalada, pode-se
optar por uma versão específica no vôo, basta pressionar a tecla
Shift enquanto aciona o CPAP;
(4)* Pode ainda rodar com a versão do Excel padrão instalada
em uma estação e, em outra estação, rodar com uma versão específica,
basta colocar /Vnn como argumento de linha no atalho da estação
onde nn é a versão de projeto do Excel: /V12 (2007), /V11 (2003)
ou /V10 (2002);
(5) Introduzido o comando Suporte On-Line no menu Ajuda para
opcionalmente fazer atualizações automáticas via Internet (CPAP
update);
(6) As teclas PageUp e PageDown agora rolam a janela sem alterar
a célula ativa da planilha;
(7) Introduzida uma nova opção ao corrigir valores aplicando
índice a cada 'Aniversário Mensal', este pode ser o da data
base (pro rata no final), ou o da data da atualização (pro rata
no início) ou ainda o da data do vencimento contratado (pro
rata no início e no final). Essa nova opção é útil quando o
dia da atualização de uma prestação for diferente do da data
do vencimento contratado que, por sua vez, seja diferente do
dia do aniversário da data base;
(8) Melhorado o comando Imprimir em todos os módulos ampliando
suas características para enviar email, fax e capturar tela;
(9) Testa integridade dos arquivos de histórico evitando erros
ao abrir arquivos corrompidos;
(10) Possibilita enviar uma Tabela de Índice ou todas disponíveis
para um arquivo no disco ou no texto de e-mail;
(11) O CPAP passou a ser carregado no Excel através de EXE,
eliminando os alertas de macro e possibilitando trabalhar com
o Excel em nível de alta segurança;
15.2 - NO MÓDULO DE ATUALIZAÇÕES
(12) Introduzido um menu para seleção de modelos
ao acionar comando Novo;
(13) Um ou mais cálculos de atualização podem decompostos em
correção e juros;
15.3 - NO MÓDULO DE PLANOS DE PAGAMENTOS
(14) Reformado o comando Atualização Normal
para facilitar o processo de repactuação;
(15) No comando Atualização Normal, o total descontado nominal
e em percentual agora é exibido ao antecipar pagamentos com
desconto de taxa de oportunidade (Repactuação);
(16) Introduzido um menu para seleção de um modelo ao acionar
comando Novo;
(17) No cálculo da planilha de amortização, comando Emitir Planilha
de Amortização no menu Imprimir, um pagamento pode agora amortizar
preferencialmente os juros da parcela a que se refere somente
ou, conforme o tradicional, o saldo devedor existente e o que
restar vai então amortizar capital;
(18) Ao gerar banco de dados para exportação, comando Gerar
Banco de Dados no menu Impressão, pode-se ocultar alguns registros
com re-seqüenciamento automático dos registros em exibição;
(19) Introduzido uma caixa de combinação com sugestões para
a data limite no comando Atualização Normal, menu Atualizações;
(20) Introduzido o comando Outros no formulário de abertura
de planos salvos, possibilitando Salvar como, renomear, fazer
backup, enviar por e-mail, enviar para o drive A ou para qualquer
pasta o arquivo no disco do plano selecionado;
(21) Introduzido o critério do Prazo Uniforme Equivalente (PE)
que é melhor e mais compreensível do que o critério da Dispersão
que foi desabilitado na interface;
(22) Como juros contratuais de 1%a.m após a entrega do bem passou
a ser financeiramente interessante para o mercado, foi revisto
o critério do Reinvestimento Equivalente (RE) para que o cálculo
fique restrito ao prazo onde não haja aplicação de juros, ou
seja, nos planos sem juros, o RE é calculado em todo o prazo
do plano e, em planos com aplicação de juros a partir da entrega,
o RE é calculado só até a data do inicio da aplicação;
15.4 - NO MÓDULO DE EMISSÃO DE CONTRATOS
(23) As caixas de diálogo de variáveis foram
evoluídas para formulários VBA, possibilitando, além de facilitar
o manejo, manter um histórico de respostas para sugestões futuras;
15.5 - NO MÓDULO DE ACOMPANHAMENTOS DE CONTRATOS
(24) Melhorado o comando "Linhas e Colunas:
Ordenar, Ocultar", permitindo fazer inclusões múltiplas em qualquer
configuração definida com recálculo automático e evitando exibir
a configuração padrão com o botão Recalcular/Recompor Tela;
(25) Ao abrir um acompanhamento e optar por uma nova configuração,
a configuração salva será imediatamente exibida para a data
de hoje saltando a exibição do formulário. Se houver necessidade
de fazer outras alterações além da data, basta acionar o comando
"Configurar Relatório", menu "Inclusões";
(26) Ao configurar um relatório até o final com data bem além
da data de hoje, não será mais exibido o formulário "Atualizar
para...". Sendo aplicada automaticamente a data de hoje ou,
se não for possível, a data final do relatório. Para atualizar
para outras datas, acione o comando "Atualizar Valores para...;"
(27) Introduzido o comando Outros no formulário de abertura
de acompanhamentos salvos, possibilitando Salvar como, renomear,
fazer backup, enviar por e-mail, enviar para o drive A ou para
qualquer pasta o arquivo no disco do acompanhamento selecionado;
(28) Emite recibo do saldo de uma parcela sem a necessidade
de dar ou simular baixa;
(29) Permite estorno de saldo de resíduo após o último vencimento
contratado;
(30) Novo comando no menu Inclusões para inserir acréscimos
automaticamente em uma série de vencimentos;
(31) Todos os períodos sem correção mensal (Correção anual ou
periódica) podem ser predefinidos e salvos;
(32) O acompanhamento dos períodos sem correção pode também
ser feito sem cobrança de resíduo. Ideal para contrato de aluguel
e de venda de loteamento;
(33) Introduzido um modelo para emissão de Declaração de Rendimento
para IR a partir do Módulo de Contas a Receber;
(34) Corrigido problema na ocultação de linhas de observação
ao final do relatório de acompanhamento;
(35) Corrigido problema na implementação de planos salvos com
tabela mista iniciada por R$//Nenhum;
15.6 - NO MÓDULO DE CONTAS A RECEBER
(36) Inseridas mais 6 colunas de dados no Módulo
de Contas a Receber: Valor original já realizado; Valor original
a realizar; Valor do plano original; Data da entrega do bem;
Vencimento final (Fim do Plano) e Data do último valor recebido;
(37) Agora, ao listar pagamento, é possível exibir a situação
do saldo devedor na data de cada pagamento listado;
(38) No menu 'Inclusões', o comando 'Inserir' pode inserir subtotal
acima de qualquer linha ou abaixo de linhas selecionadas e o
comando 'Ordenar' pode agrupar e subtotalizar linhas de mesmo
valor na coluna chave de ordenação;
(39) Inserida data de relatório na listagem de pagamentos para
sempre exprimir a realidade das baixas até a mesma;
(40) Ao ordenar, além da opção de subtotalizar, pode agora ocultar
todas as linhas subtotalizadas e exibir só a de subtotal (Subtotal
Sintético);
(41) A capacidade do campo de descrição do vencido e não pago
foi ampliada de 255 caracteres para 1329;
(42) Se editar e salvar alterações no Módulo de Acompanhamento
com o Módulo de Contas a Receber aberto em segundo plano, será
emitido um alerta ao ativar o módulo de Contas a Receber relatando
os acompanhamentos listados no relatório aberto neste que sofreram
alteração.
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16 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 14.0
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A versão 14.0 é basicamente uma atualização
forçada apenas para possibilitar a execução no novo Excel 14.0
também conhecido comercialmente como Excel 2010 que tem a interface
muito semelhante à do Excel 2007, mas não igual. Infelizmente,
na execução de macros complexas, a versão 2010 apresentou mais
instabilidade do que a 2007 necessitanto rever muitas rotinas
e até alterar vários nomes de arquivos.
Devido à grande diferença entre a
interface do Excel 2007
e às interfaces do 2003 e anteriores, não foi possível fazer
com que uma mesma instalação do CPAP 14.0 rodasse simultaneamente
em diferentes estações da rede de uma empresa com versões do
Excel anteriores à 2002(XP).
Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram
melhorar o manejo do CPAP e sua estabilidade não foram relatadas
abaixo.
16.1 - EM GERAL PARA TODOS OS MÓDULOS
(1) Apto para se instalar e rodar no Excel 2010,
2007, 2003 ou 2002(XP) e não no 2000 ou 97;
(2) Agora não é mais necessário ter Outlook ou qualquer outro
programa de e-mail instalado para enviar impressão de relatório
por e-mail. O CPAP 14.0 pode enviar e-mail com relatório em
anexos diretamente por SMTP de uma conta de e-mail ou webmail
como gmail, hotmail e outros;
(3) Foi eliminado o limite máximo de dezembro de 2021 das tabelas
de índices.
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17 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 15.0
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A versão 15.0 é basicamente uma atualização
forçada apenas para possibilitar a execução no novo Excel 15.0
também conhecido comercialmente como Excel 2013 que tem a interface
muito semelhante à do Excel 2007 e 2010, mas não igual. Infelizmente,
na execução de macros em diferentes pastas de trabalho, a versão
2013 apresentou mais problemas e instabilidade do que a 2007
e a 2010 o que foi necessário rever muitas rotinas. Isto porque
o Excel 2013 é um aplicativo Windows SDI (Single Document Interface)
e não mais MDI (Multiple Document Interface) como nas versões
anteriores onde todas as pastas de trabalho eram abertas em
uma mesma janela do Windows agora cada pasta de trabalho é aberta
em janela exclusiva, uma janela Windows para cada pasta de trabalho
aberta.
Devido à grande diferença entre a
interface do Excel 2013
e às interfaces do 2003 e anteriores, não foi possível fazer
com que uma mesma instalação do CPAP 15.0 rodasse simultaneamente
em diferentes estações da rede de uma empresa com versões do
Excel anteriores à 2002(XP).
Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram
melhorar o manejo do CPAP e sua estabilidade não foram relatadas
abaixo.
17.1 - EM GERAL PARA TODOS OS MÓDULOS
(1) Apto para se instalar e rodar no Excel 2013,
2010, 2007, 2003 ou 2002(XP) e não no 2000 ou 97;
(2) Apto para instalações clássicas MSI-based e as recentes
Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados na nuvem;
(3) Visando uma maior estabilidade e controle de problema em
rede, agora todos os arquivos de código do CPAP são copiados
temporariamente para uma subpasta da pasta Temp local do Windows
e só então são carregados no Excel. Assim, apesar de instalado
no servidor de arquivo da rede, o CPAP vai ser sempre executado
localmente na estação, acessando a rede apenas para pegar dados
ou arquivos de códigos quando necessário e com total controle
de erro relativo à conexão da rede. Nenhuma diferença em relação
às versões anteriores será percebida pelo usuário instalando
ou executando o CPAP, pois tudo é feito automática e silenciosamente.
17.2 - ATUALIZAÇÃO ESPECIAL EM 11/16 PARA SUPORTAR EXCEL
2016
(1) Apto para se instalar e rodar no Excel 2016,
2013, 2010, 2007, 2003 ou 2002(XP) e não no 2000 ou 97.
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