CPAP - Cálculos de Pagamentos A Prazo

INFORMAÇÕES BÁSICAS

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Esta página contém os seguintes tópicos:

1 - O QUE É E O QUE FAZ O CPAP

2 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

3 - MARCAS DE TERCEIROS

4 - INSTALANDO O CPAP

5 - INSTALAÇÃO EM REDE LOCAL

6 - SOBRE A VERSÃO DO EXCEL

7 - AJUDA

8 - VÍRUS

9 - RESPONSABILIDADES

10 - HISTÓRICO

11 - DIREITOS AUTORAIS

12 - PROTEÇÃO

13 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 7.0

14 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 2002

15 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 12.0

16 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 14.0

17 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 15.0

   


1 - O QUE É E O QUE FAZ

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O CPAP é um avançado aplicativo para o Windows programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que torna bastante fácil o cálculo de pagamentos a prazo. São vários módulos que se propõem realizar os principais cálculos financeiros relacionados com pagamentos a prazo, fazendo e emitindo atualizações, planos de pagamentos, recibos, tabelas de preços, contratos, anexos, acompanhamentos de contratos com emissão de relatórios de contas a receber etc.

Para imobiliárias, construtoras, revendas de automóveis, advogados, bancos ou qualquer pessoa que negocie bens ou valores a prazo, o CPAP facilita o trabalho de:
* atualização de valores com juros e/ou índices mensais tabelados. Valores capturados de outros módulos ou não - Módulo de Atualizações;
* montagem de planos de pagamentos com taxa de juros fixa, com ou sem prestações mensais uniformes e com ou sem pagamentos não uniformes (balões) - Módulo de Planos de Pagamentos;
* montagem e atualização de planos de pagamentos com taxa de juros variável baseada em tabela de índices mensais, com ou sem prestações mensais originadas de até oito séries contendo iguais parcelas do preço à vista e com ou sem pagamentos não uniformes (balões) - Módulo de Planos de Pagamentos;
* cálculo da taxa de juros aplicada (taxa de retorno) em um pagamento a prazo com ou sem prestações uniformes e com ou sem pagamentos não uniformes (balões) - Módulo de Planos de Pagamentos;
* emissão de recibos de valores captados em qualquer um dos módulos - Módulo de Emissão de Recibo;
* emissão de contratos ou anexos baseado em planos de pagamentos montados no Módulo de Planos de Pagamentos - Módulo de Emissão de Contratos;
* atualização normal para os respectivos vencimentos de todas as parcelas de um plano montado no Módulo de Planos de Pagamentos - Módulo de Planos de Pagamentos;
* acompanhamento de contrato, atualização periódica, cálculo de resíduo legal (MP542) ou não de planos montados pelo Módulo de Planos de Pagamentos - Módulo de Acompanhamentos de Contrato.
* emitir, a partir dos contratos em acompanhamento através do Módulo de Acompanhamentos de Contrato, relatórios de contas a receber e recebidas, de fluxo de caixa para previsão de receita mensal ao longo e de certo período para montagem de cronograma financeiro etc. Relatórios globais ou por grupo de produtos, por obra, por empresa, por empreendimento, por edifício etc.- Módulo de Contas a Receber.

Os principais módulos do CPAP são: Módulo de Atualizações, Módulo de Planos de Pagamentos; Módulo de Emissão de Contratos, Módulo de Acompanhamentos de Contrato e o Módulo de Contas a Receber. Destes apenas o Módulo de Atualizações não é opcional, pois todos os outros módulos direta ou indiretamente necessitam de seus recursos.

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2 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

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- Atualiza qualquer valor de acordo com uma tabela de índice mensal, incluindo ou não juros financeiros a partir de uma determinada data de forma direta ou detalhada mês a mês;
- Monta planos de pagamentos com taxa de atualização variável baseada em tabela de índices mensais mais taxa de juros, com ou sem prestações mensais e com ou sem pagamentos não uniformes (balões);
- Monta planos de pagamentos adicionando logo ou não os juros referentes à taxa juros. Ou facilita esta adição posteriormente, processo mais conhecido como rateio pela "Tabela Price";
- Entre outras, permite as seguintes combinações nas formas de aplicação da taxa de juros: simples, composta, simples só a partir da entrega, composto só a partir da entrega capitalizados da entrega ou da data da compra, simples até a entrega e composta depois de capitalizados da entrega sobre o simples ou da data da compra;
- Critérios para analisar a viabilidade de um plano: percentual até a entrega do bem, prazo uniforme equivalente (PE) e reinvestimento equivalente (RE);
- Permite simular, apenas na tela ou na impressora, aumentos e reduções proporcionais de todos os valores incluídos em um plano;
- Permite inclusões dos pagamentos em valores nominais, em percentuais e em frações (parcelas) do valor à vista;
- Atualiza mensal ou anualmente de acordo com a lei a partir da MP-542 planos de pagamentos com taxa de atualização variável baseada em tabela de índices mensais;
- Exibi gráficos comparativos ou não da evolução dos índices de correção monetária de uma ou mais tabelas cadastradas pelo próprio usuário ou importadas da Internet;
- Possibilita a aplicação de mais de uma tabela de índices em um determinado plano;
- Possui todas as opções possíveis de composição de taxa e aplicação dos índices de uma tabela;
- Importa índices automaticamente a partir da Internet.
- Calcula a taxa de juros (taxa de retorno) aplicada em um pagamento a prazo com ou sem prestações uniformes e com ou sem pagamentos não uniformes (balões);
- Calcula as taxas de juros equivalentes em diversos períodos (anual, semestral, bimestral, mensal, etc.);
- Possibilita aplicação de taxa de oportunidade para repactuação ou antecipação de um ou todas as parcelas a vencer de um plano;
- Possibilita aplicação de multa e juros de mora de parcelas em atraso, inclusive estender um pagamento devidamente indexado em um ou mais parciais antecipados e/ou após o vencimento acordado com aplicação ou não de multa e juros de mora;
- Emissão automática de recibo;
- Emissão automática de contrato ou anexo;
- Emissão automática de tabela de preços de apartamentos ou de qualquer conjunto de bens baseado nas proporções de um plano de pagamento a prazo;
- Salva no disco, imprime, manda para o fax ou por e-mail todos os relatórios montados;
- Exporta para diferentes tipos de bancos de dados, possibilitando a integração com outros aplicativos em DOS ou Windows como seu gerente financeiro, Microsoft® Word, etc. Assim, o CPAP usa as poderosas ferramentas de editores de texto como o Word para emissão de mala direta, promissórias, boletos de cobrança bancária, etc.;
- Monta planilhas de amortização de capital de planos de pagamento a prazo e os gráficos;
- Faz e restaura backup de segurança que facilita a transferência de dados entre diferentes instalações do CPAP.
- Sua documentação contém ajuda on-line em hipertexto e hipergráfico, manual do usuário, FAQ em hipertexto e hipergráfico com centenas de respostas às perguntas mais freqüentes e dezenas de vídeo para demonstração ou treinamento multimídia via Internet;
- Sistema de inclusão de data bastante flexível e totalmente baseado na data da compra, tornando o preenchimento quase isento de enganos, se comparado ao preenchimento livre de datas no incomodo formato dd\mm\aa;
- Acesso, através de ícones estrategicamente posicionados ou menus de atalho, à calculadora, ao calendário e ao discador automático de telefone;
- Apesar de, para rodar, necessitar da presença do executável do Microsoft® Excel® e sua biblioteca, o CPAP não se trata de simples planilha, é um aplicativo totalmente programado em VBA em nível profissional, dotado de menus próprios e com todas as inclusões sendo feitas exclusivamente por caixas de diálogo bem explicativas com ajuda on-line em hipergráfico e com todas as facilidades permitidas pelo ambiente Windows;
- Instala-se automaticamente no HD a partir de um CD ou de um autoextract baixado da Internet (Download), criando as pastas, copiando os arquivos e gerando os ícones no ambiente do Windows;
- Versões opcionais para sistemas mono ou multiusuário em rede de 2, 3, 4 ou qualquer quantidade de estações;

Muitas outras características do CPAP podem ainda ser vistas lendo as novidades de cada versão nos itens finais deste texto.

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3 - MARCAS DE TERCEIROS

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Microsoft® Windows®, Microsoft® Office; Microsoft® Excel®, Microsoft® Word e MS-DOS® são marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

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4 - INSTALANDO O CPAP®

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O pacote de instalação do CPAP para estar completo deve conter o manual do usuário, cópias de alguns relatórios que podem ser impressos pelo CPAP, um CD com os arquivos de instalação e uma fita com a senha de instalação colada na capa de proteção do CD.

Já tendo sido instalado o Excel 2002(XP), 2003, 2007, 2010, 2013 ou 2016 , instalações MSI-based ou Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados na nuvem, em seu sistema, insira o CD e, caso ele não carregue automaticamente, abra o Explorer do Windows e dê dois cliques com o mouse no arquivo Instalar_cpap_SuaEmpresa.exe para que o CPAP se instale automaticamente. Obs.: Caso tenha baixado o arquivo Instalar_cpap_SuaEmpresa.exe através da Internet, basta acioná-lo, o processo é idêntico.

Inicialmente será solicitada a pasta para instalação do CPAP. O instalador traz como sugestão a pasta C:\CPAP, mas você poderá indicar qualquer drive ou pasta em seu computador ou rede.

Obs.: Se, após acionar OK e logo depois da extração dos arquivos, acontecer uma mensagem de erro, é porque não existe Excel ou ele não está corretamente instalado.

Não é obrigatório, mas aconselhável, que todos os aplicativos do Windows sejam fechados antes de iniciar a instalação, pois a torna mais rápida e segura.

Antes de iniciar a instalação, verifique se há espaço suficiente em disco. Para uma instalação segura são necessário pelo menos 20 Mb livres no disco rígido.

ATENÇÃO! Em uma reinstalação, indique a pasta da instalação anterior. Assim, os seus dados ali existentes serão devidamente aproveitados. Antes não se esqueça de fazer um backup de toda a pasta.

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5 - INSTALAÇÃO EM REDE LOCAL

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Se em uma das estações da rede rodar Windows e Excel e possuir drive de CD, instale normalmente, como descrito no tópico anterior, em uma pasta da rede onde todas as outras estações possam ter acesso.

Terminada a instalação, vá a cada estação e, a partir da pasta onde foi instalado o CPAP pela primeira estação, acione o arquivo CPAP.EXE. Já no CPAP, acione o comando "Opções", menu "Janela", na caixa de diálogo aberta acione "Ícones", e os ícones serão gerados no "Menu Iniciar e na Área de Trabalho do Windows para acionar o CPAP automaticamente a partir da pasta onde se encontra instalado.

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6 - SOBRE A VERSÃO DO EXCEL®

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O CPAP 15.0 roda indiferentemente com as bibliotecas do Excel 2002(XP), 2003, 2007, 2010, 2013 ou 2016 em instalações MSI-based ou Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados na nuvem.

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7 - AJUDA

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O CPAP utiliza todos os avançados mecanismos de ajuda possibilitados pelo ambiente Windows como hipertexto, hipergráfico, localização por palavra chave, acesso direto, através da tecla Shift+F1, a partir de qualquer comando de menu previamente selecionado ou das caixas de diálogo ao ser acionado o botão 'Ajuda' ou a tecla F1 etc.

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8 - VÍRUS

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Por questões de segurança é sempre recomendável se manter um aplicativo antivírus ativo e o backup de dados importantes devidamente atualizado, principalmente ao se baixar arquivos através da Internet. No entanto, todos os executáveis do CPAP possuem autoteste para alertar possíveis alterações pós compilação original.

Além dos executáveis de iniciação e do autoextract de instalação, o CPAP não possui outros tipos de arquivos passíveis de serem contaminados, consistindo basicamente de arquivos de texto, de banco de dados, de folha de planilha e de planilha de macro. O executável principal do CPAP e a biblioteca de DLLs e OCXs necessária são os do próprio Microsoft® Office (Excel e Word) já instalados em seu sistema.

O CPAP também está bem protegido dos vírus de macro, pois todos os seus arquivos de macros possuem código protegido por senha, impossibilitando alterações diretamente no disco, e, quando em execução, são abertos exclusivamente para leitura. E, ainda, o CPAP não aceita nenhum outro arquivo de macro ou de planilha na janela do Excel que o esteja executando. Ao ser aberto em uma janela do Excel, o CPAP a limpa totalmente e a torna exclusiva, e qualquer tentativa de abertura de outro arquivo do Excel não pertencente ao CPAP será feita automaticamente em outra janela do Excel.

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9 - RESPONSABILIDADES

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O CPAP quer esteja instalado correta ou incorretamente jamais poderá causar danos de ordem lógica ou física ao seu sistema. Por isso o autor deste programa se exime de qualquer responsabilidade por problemas técnicos ou por perdas de dados e valores que venham a ocorrer coincidentemente durante a execução do mesmo.

O autor, baseado em repetitivos testes de laboratório e no desempenho obtido em diferentes combinações de plataformas de usuários desta e de versões anteriores ao longo vários anos, está seguro da funcionalidade de todos os comandos do CPAP. No entanto, o programa não está livre de "bugs" e de configurações inadequadas nas diversas plataformas em que se baseia: Excel, Windows, DOS, BIOS de sistema, rede, etc. Assim, como de praxe, toda e qualquer conseqüência pelo uso ou abuso do software é de inteira responsabilidade do usuário.

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10 - HISTÓRICO

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Versões do CPAP

V1.0 - 12/92 - Ainda denominado de CF, se restringia ao cálculo de parcelas de um preço à vista. Programado sob medida para ser usado em um lançamento de vendas de apartamento por parcelas pela Construtora CABS Ltda.;

V2.0 - 04/93 - Generalização da versão anterior para uso de qualquer unidade monetária e não só de parcelas;

V3.0 - 08/93 - Deixa de ser um aplicativo baseado no Quatro Pro para DOS para ser uma macro do Excel para Windows com todas as facilidades possibilitadas por este ambiente;

V4.0 - 04/94 - Sofre radicais aperfeiçoamentos, se transformando em um soft totalmente profissional. Entre os aperfeiçoamentos, se destacam: em vez de uma única planilha de macro, como nas versões anteriores, passa a se basear em oito, se tornando mais rápido e menos exigente em relação à memória e aos recursos do ambiente Windows; ganha ajuda em hipertexto totalmente sensível; o arquivamento de cálculos passa a ser em DBFs, economizando de forma drástica espaço no disco rígido e possibilitando futuras integrações com aplicativos de banco de dados e uma futura versão multiusuária; instalação totalmente automática; totalmente flexível em relação à fixação de datas para vencimentos das prestações mensais e dos balões intermediários; ordenação automática dos balões intermediários; cálculos de taxas de juros equivalentes em diversos períodos; sensíveis melhoras no 'layout' das planilhas etc.

V5.0 - 10/94 - Esta versão, devido à adição de dezenas de novas macros, dobrando o tamanho em Kb ocupado no disco rígido, aconteceram muitas inovações como: a possibilidade de poder trabalhar também com taxa de juros variável baseada em tabela de índices mensais, calculando o parcelamento e atualizando mensalmente à medida que os índices mensais vão sendo inseridos; a atualização periódica baseada em índices inflacionários, especialmente para atender o que dita a medida provisória 542 que criou o $Real; emissão automática de recibo; disponibilidade de versões opcionalmente monousuária e multiusuária; arquivos de cálculo constituídos por mais de um DBF, tornando-os ilimitados sem influir no desempenho do sistema etc.

V6.0 - 04/96 - Nesta versão, o CPAP aparece dividido em módulos e estes agrupados em módulos básicos e módulos opcionais conforme descrito acima, tópico 1. Os módulos opcionais de emissão de contrato e anexo, de acompanhamento de contrato e de contas a receber são novidades desta versão. Já os módulos básicos são melhoramentos nos comandos presentes na versão anterior e acréscimos de novos comandos. Principalmente no Módulo A, uma evolução da denominada Planilha A da versão anterior, comandos para a adição prévia da taxa de juros fixa às parcelas (Tabela Price) deu uma nova dimensão a este módulo de tal maneira que tudo o que é feito pelos Módulos B e C pode ser feito de forma particular no Módulo A. Dentre os novos comandos, outros três podem ser destacados: o da simulação de aumento e redução, possibilitando incluir e exibir em percentagens, frações etc.; o da impressão em arquivo de banco de dados, possibilitando a emissão de mala direta, promissórias etc. através de outros aplicativos como o Word, e o de montagem de tabela de preços no Excel. Dentre os melhoramentos, se destacam os que modificaram totalmente os comandos de atualização normal e avulsa. Novos critérios de análise e decisão, possibilitando trabalhar com taxa de oportunidade. Acessos aos módulos protegidos por senhas, etc.

V7.0 - 10/97 - Todas as funções dos Módulos B, C e D foram implementadas com grandes melhoramentos no Módulo A que passou a se chamar de Módulo de Planos de Pagamentos. As rotinas foram revistas para se adaptarem às alterações do Excel 97 e para contornar alguns bugs contidos no primeiro lançamento desta versão. Ampliado o limite máximo de prestações de 102 para 422 (35 anos). Além da forma composta de juros, trabalha também com a forma simples e combinações das duas. O Módulo de Atualizações Avulsas, agora simplesmente Módulo de Atualizações, com a introdução da forma de juros simples, de seqüências especiais de atualizações e outros melhoramentos está apto para complexas atualizações de valores como as que se destinam à justiça do trabalho. Monta planilha de amortização, faz e restaura backups para segurança e transferência de dados entre instalações do CPAP. Mais detalhes sobre os melhoramentos, alterações e revisões de bugs para esta versão podem ser vistos no tópico "O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 7.0" logo abaixo.

V2002- 01/02 – Ganhou uma interface bem mais amigável ao ser reprogramado nos novos e poderosos recursos da linguagem VBA do Office 97, 2000 e 2002 como o Microsoft Forms e os objetos CommandBars. Além de melhorar muito as ferramentas existentes e criar outras, os bugs das versões anteriores foram eliminados. Para mais detalhes sofre essas novidades, veja o tópico "O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 2002" logo abaixo.

V12.0 - 02/08 – Suporta rodar com o Excel  12.0 que é denominado comercialmente de Excel 2007, backup próprio em formato zip sem necessidade de aplicativo externo; pode rodar com uma versão específica do Excel, se houver mais de uma instalada... Para mais detalhes sofre as principais novidades e alterações, veja o tópico "O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 12.0" logo abaixo.

V14.0 - 07/10 – Suporta rodar com o Excel 14.0 que é denominado comercialmente de Excel 2010, impressão de relatório por e-mail enviado diretamente por SMTP; eliminado o limite máximo de 2022 da tabela de índices... Para mais detalhes sofre as principais novidades e alterações, veja o tópico "O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 14.0" logo abaixo.

V15.0 - 05/13 – Suporta rodar com o Excel 15.0 que é denominado comercialmente de Excel 2013; execução sempre local mesmo instalado em servidor de rede; Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados na nuvem... Para mais detalhes sofre as principais novidades e alterações, veja o tópico "O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 15.0" logo abaixo.

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11 - DIREITOS AUTORAIS

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Não é permitida a utilização, a reprodução ou a distribuição não autorizada deste programa, estando sujeito às penalidades da lei em vigor sobre direitos autorais. (c) Copyright 1993/2018 by Francisco Orlando Magalhães Filho. Todos os direitos reservados.

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12 - PROTEÇÃO

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Para ajudar o usuário a evitar a utilização, a reprodução ou a distribuição não autorizada de seu CPAP, ele só se instala mediante senha, todos os relatórios são personalizados com o nome da empresa tanto na tela quanto na impressão e cópias feitas diretamente do disco rígido não funcionam em outro disco rígido.

O acesso de usuários autorizados por você a certas funcionalidades é protegido por senha individual que pode não dar direito de acesso a outras funcionalidades. O cadastro de novos usuários e de senhas só pode ser feita através da senha de instalação personalizada ou por outro usuário com nível de supervisor.

Atenção! Para a sua tranqüilidade, procure manter os arquivos de instalação e, principalmente, a senha de instalação personalizada em local seguro, afinal todos os relatórios são personalizados com o nome de sua empresa e muito deles, quando devidamente assinados, podem ser considerados documentos legais.

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13 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 7.0

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13.1 - NO MÓDULO DE ATUALIZAÇÕES

(1) O Módulo de Atualizações Avulsas, agora simplesmente Módulo de Atualizações, tornou-se um módulo autônomo, podendo ser vendido em separado. Este é único módulo não opcional do CPAP, pois todos os outros módulos direta ou indiretamente necessitam de seus recursos;
(2) Além da forma de juros compostos, trabalha também com a forma de juros simples;
(3) Pode realizar complexas atualizações através de seqüências especiais de atualizações previamente configuradas e salvas pelo próprio usuário. Ideal para atualizações de longo prazo e possuindo várias etapas com diferentes configurações de cálculo como as da Justiça do Trabalho ou da Cível (Com possibilidades de trabalhar com fórmulas de cálculo entre linhas, este recurso se tornou obsoleto e está oculto no CPAP 2002);
(4) Em relatórios com mais de uma página, os cabeçalhos das colunas serão devidamente exibidos em cada página;
(5) Na planilha foram criadas cinco novas colunas, possibilitando exibir: o montante de juros e de correção de um valor atualizados; a variação percentual total dos índices dentro do período de atualização; o tamanho do período e a forma de aplicação dos juros que pode ser simples, composta ou simples até a entrega e composta após;
(6) No detalhamento de uma atualização, agora são exibidos na coluna "Observações" o valor e o mês do índice aplicado;
(7) Através do comando "Taxa de Juros, Eqüivalências", menu "Inclusões" podem ser calculadas as taxas de juros eqüivalentes á taxa mensal aplicada em qualquer cálculo indicado na planilha. Ou ainda, inversamente, inserida em qualquer cálculo indicado a taxa mensal eqüivalente calculada através do referido comando;
(8) Através do comando "Editar Tabela de Índices", menu "Inclusões", pode-se criar ou editar uma ou todas as tabelas de índices existentes;

13.2 - NO MÓDULO DE PLANOS DE PAGAMENTOS

(9) Todas as funções dos Módulos B, C e D foram implementadas com grandes melhoramentos no Módulo A que passou a se chamar de Módulo de Planos de Pagamentos;
(10) Foi ampliado o limite máximo de prestações de 102 para 422 (35 anos);
(11) Além da forma composta de juros, trabalha também com a forma simples e combinações das duas;
(12) Monta planilha de amortização de capital de qualquer plano de pagamentos a prazo;
(13) Revista a seqüência de campos de inclusão selecionados ao ser pressionada a tecla TAB na caixa de "Inclusões Principais", tornando mais prática a inclusão nesta caixa ao se usar apenas o teclado;
(14) Alerta de segurança para que, ao incluir o Id. do Bem, a descrição seja iniciada pelo nome do bem e não pela parte: "Edifício Aurora - Apto 302" e não "Apto 302 - Edifício Aurora";
(15) o rateio de saldo de inclusão agora pode ser feita em qualquer quantidade de balões previamente selecionados pelo usuário, e não apenas em um ou em todos como na versão anterior;
(16) Utilizando o comando "Adicionar juros às parcelas", menu "Atualizações", e o rateio em balões previamente selecionados é possível ratear juros nos balões condicionando um mesmo valor para os mesmos, um rateio tipo Tabela Price. Digo um rateio tipo Tabela Price nos balões, mas, assim como nas prestações onde são permitidos saltos de vencimentos, de maneira bem mais avançada e flexível, pois não é obrigatório que os balões tenham vencimentos uniformes para realizar o rateio;
(17) Através do comando "Ajustar Parcelas à Data Base", menu "Atualizações", é possível corrigir os valores das parcelas de um plano a partir da data base da tabela de preços em que o referido plano estiver baseado por contrato até a data da compra indicada no mesmo;

13.3 - NO MÓDULO DE EMISSÃO DE CONTRATOS

(18) Em zoom com ajuste automático, toda a largura da página pode ser exibida na tela de maneira que, ao se editar células de corpo de texto, as células de item e subitem continuem sendo exibidas;
(19) Os contratos, assim como os recibos, podem ser opcionalmente impressos sem o cabeçalho de personalização padrão de segurança do CPAP.

13.4 - EM GERAL

(20) Todas as rotinas do CPAP foram revistas para se adaptarem às alterações do Excel(r) 97 e para contornar alguns bugs contidos no primeiro lançamento desta versão;
(21) Faz e restaura backups para segurança e para transferência de dados entre diferentes instalações do CPAP;
(22) Zoom auto ajustável em todos os módulos de acordo com a resolução de vídeo adotada;
(23) Os direitos de acesso foram revisados, possibilitando que um usuário possa ter direitos de leitura e edição em um módulo, mas não tenha direitos de salvar alterações no mesmo;
(24) Ao editar todas as tabelas de índices de uma vez em seu banco de dados, o usuário pode importar índices e tabelas inteiras de um arquivo de tabelas de índices no formato padrão do CPAP. Estes arquivos podem ser encontrados no site do CPAP na Internet ou no próprio disco 1 de instalação do CPAP, o "CPAP-IND.XLS".
(25) Aceita e salva para futuras execuções configuração de vários tamanhos de papel por usuário;
(26) Qualquer relatório pode ser impresso por objetivos econômicos ou de maior rapidez em impressoras de pinos sem negritos;
(27) A impressão de qualquer relatório pode ser visualizado na tela antes ser realmente impresso;
(28) O instalador automático do CPAP agora está bem mais rápido e mais estável. Em reinstalações diretamente de disquetes, uma mídia não muito confiável, uma cópia para o HD e teste de todos os arquivos são feitas antes de iniciar a reinstalação definitiva;
(29) Na formatação automática de nomes próprios, a primeira letra de preposições ou conjunções não é mais convertida em maiúscula;
(30) Os menus com muitos comandos ficaram mais concisos com a adoção de submenus;
(31) Os valores da multa e da mora a serem adotadas como padrão em todos os módulos do CPAP agora podem ser configurados pelo próprio usuário através do comando "Opções", menu "Janela".

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14 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 2002

esp Muitas alterações e novidades da versão 2002 foram sendo logo, sempre que possível, introduzidas e devidamente testadas em versões com datas posteriores à data do lançamento da versão 7.0. Elas não constam no manual impresso da versão 7.0 e sim no da versão 2002.
Como, ao longo deste período, alguns usuários foram atualizando ou adquirindo versões atualizadas do CPAP, as novidades, em cada módulo, estão separadas por etapas:
Até 22/09/98;
Até 19/04/99 e
Até 07/11/2000.
Assim, se sua versão tem uma data posterior à 22/09/98, então ela já contém as novidades listadas na etapa "Até 22/09/98". Para saber a data de sua última atualização do CPAP, vá ao menu "Ajuda" e acione o comando "Sobre o CPAP...".
Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram melhorar o manejo do CPAP não foram relatadas abaixo para reduzir e não complicar muito esta lista de novidades.

14.1 - NO MÓDULO DE ATUALIZAÇÕES

14.1.1 - ATÉ 22/09/98

(1) Foi introduzido um novo comando no Módulo de Atualizações para seriar dadas originais ou datas de atualização de cálculos selecionados ou ao inserir cópias de um determinado cálculo. As datas podem ser seriadas em diversos períodos, mensal, trimestral, anual, etc.;
(2) Foi introduzido um novo campo (Coluna 2) na planilha do Módulo de Atualizações para a descrição do cálculo. Isto era feito normalmente no campo Observações;
(3) Ao detalhar um cálculo a descrição do índice é feita em colunas apropriadas e não mais na coluna observações;
(4) Um ou mais cálculos detalhados podem ser selecionados agora para serem restaurados individualmente. Antes a restauração se dava por completo;
(5) Qualquer uma das colunas do Módulo de Atualizações agora pode ser ocultada de forma definitiva através do comando Opções;
(6) Foi introduzido o comando "Gerar Banco de Dados", menu "Impressão", simplificando e tornando mais flexível a emissão de boletos e promissórias, pois padroniza o nome do arquivo de banco de dados para emissão de boletos de qualquer relatório. Pode-se ainda ocultar linhas no relatório, antes de gerar o banco de dados e os dados das linhas ocultas serão ignorados ao gerar o banco de dados.
(7) Agora um cálculo que contenha correção e juros pode ser decomposto em dois cálculos consecutivos, o primeiro só com a correção e o segundo só com juros aplicados sobre o valor corrigido no anterior.

14.1.2 - ATÉ 19/04/99

(8) Foram introduzidos no menu "Inclusões", submenu "Linhas", os comandos "Recortar", "Copiar" e "Colar" que se assemelham aos comandos padrão de mesmo nome do Windows. Como, com os comandos "Recortar" e "Colar", podem-se mover linhas de maneira mais flexível, o comando "Mover Linhas" foi eliminado. Com os comandos "Copiar" e "Colar" pode-se copiar uma ou um lote de linhas com fórmulas relacionando dados entre si e colar inserindo automaticamente o número de vezes que se desejar.
(9) Agora, através do comando "Inserir", menu "Inclusões" submenu "Linhas", pode-se inserir, além de linhas em branco ou com cópias do cálculo indicado, linhas com um valor definido em uma determinada data e linhas com fórmula na coluna valor atualizado para calcular, por exemplo, um percentual, um total etc.
(10) Agora, ao inserir um hífen na primeira coluna de uma linha, esta será automaticamente formatada como linha de total.
(11) Uma coluna pode ser marcada para ocultar ao recompor a tela com dois toques de mouse no cabeçalho. Ao acionar o botão exibir tudo, as colunas serão todas exibidas, as ocultas estarão marcadas com hachuras em vermelho nos cabeçalhos. De forma semelhante para desmarcar e exibir ao recompor a tela basta dar dois toques de mouse em cada cabeçalho.
(12) Fórmulas podem ser inseridas em uma linha fazendo referência a dados em outras linhas. Ao recompor a tela, o cálculo só será finalizado ao resolver todas fórmulas, possibilitando montar seqüências especiais de atualização. Ver os modelos que acompanham o CPAP.
(13) Relatórios podem ser salvos para serem usados como modelo, basta que o nome do arquivo contenha a palavra modelo em qualquer posição.

14.1.3 - ATÉ 07/11/00

(14) Caixas de inclusões de dados agora em linguagem VBA do Microsoft Forms com calendário e calculadora "popup" e com sugestões de entradas históricas ou fixas por campo de entrada. Veja mais detalhes no item EM GERAL abaixo.
(15) A restauração de detalhamento de cálculos, muito lento em atualizações com período longo, agora está extremamente mais rápida.
(16) A largura máxima das colunas no relatório pode ser alterada através de dois toques com o mouse na primeira linha do respectivo cabeçalho.
(17) Criado o comando "Localizar" para localizar textos, números ou datas ao longo do relatório.
(18) A emissão de promissórias, boletos, cartas, recibos etc. através do Word podem ser, a critério do usuário, totalmente automáticas com a criação do gerenciador de documentos mesclado. A perda de vínculo entre o documento do Word e o banco de dados gerado pelo CPAP, principalmente em rede, agora pode ser resolvido automaticamente a partir de um modelo original que acompanha o CPAP.
(19) Na caixa de atualização avulsa, ao passar o mouse sobre a tabela de índices selecionada será exibido os índices disponíveis na mesma.
(20) Na caixa de atualização avulsa, pode-se ter acesso à caixa de diálogo de cálculo de taxa juros eqüivalentes, podendo ser inserida a taxa mensal eqüivalente a uma taxa de outro período ali calculada.
(21) Agora ao detalhar tudo, cálculos com juros simples são automaticamente decompostos.
(22) Melhorado o controle de painéis para exibição simultânea de diferentes partes do relatório.
(23) No formulário de atualização avulso, exibe os índices disponíveis em uma tabela de índice selecionada, mista ou cadastrada, podendo ainda ser visualizada e editada a partir da mesma;
(24) Além das operações de financiamento, agora faz também operação de desconto bancário;
(25) Opções de tipos de periodicidade na aplicação da taxa de juros mensal. Antes a periodicidade era única feita nos aniversários mensais com pro rata de 30 dias ou, quando adotado, seguindo a periodicidade do índice (AM30i). Agora têm-se também: AM30 - Aniversário Mensal com pro rata de 30 dias, normalmente utilizado com a operação Financiamento; M30cor - Mês de trinta dias corridos com pro rata de 30 dias, normalmente utilizado com a operação Desconto; AM28/31 - Aniversário Mensal com pro rata de 28 até 31 dias conforme o número de dias do último mês do período de aplicação; AMint - Aniversário Mensal sem pro rata, só meses inteiros;
(26) Ficou mais rápido detalhar cálculos de atualizações mês a mês e restaurar detalhamentos.
(27) A ordenação linhas, antes feitas exclusivamente em todas as linhas de uma vez, agora pode ser feita apenas em linhas previamente indicadas.

14.2 - NO MÓDULO DE PLANOS DE PAGAMENTOS

14.2.1 - ATÉ 22/09/98

(28) Se usar a palavra modelo no campo reservado para o nome do cliente em um plano, ao abri-lo, o CPAP facilitará a montagem de um novo plano baseado-se naquele como um modelo. O novo plano pode ser de qualquer valor. Isto continua sendo feito através do comando simular aumento/redução, no entanto este tem uma nova caixa de diálogo especialmente adaptada para facilitar processo de várias etapas que tinha de ser feito na versão anterior. Um plano modelo não difere em nada de um plano de cliente, exceto por conter a palavra modelo.
(29) Se um plano estiver sendo acompanhado pelo Módulo de Acompanhamentos de Contratos, serão exibidos sobrescritos no índice de abertura indicando certas condições do acompanhamento:
¹ Indica plano implementado no Módulo de Acompanhamentos de Contratos, ou seja, plano em acompanhamento;
² Indica que há alterações no plano ainda não implementadas no acompanhamento, ou seja, houve alterações no plano no Módulo de Planos após a última implementação do mesmo no Módulo de Acompanhamentos de Contratos;
³ Indica que parcelas do plano a partir de determinada data foram estornadas no acompanhamento.
Planos sem acompanhamento não contém sobrescrito.
(30) Foi introduzido um filtro na caixa de abertura de planos que possibilita exibir só os planos com ou sem acompanhamentos ou com ou sem contratos salvos;
(31) Foi praticamente eliminado o problema da primeira Prestação com vencimento no dia 28 de fevereiro. Agora, exceto se a data da compra tenha ocorrido em um dia 28, se a primeira Prestação ocorrer no dia 28 de fevereiro todas as outras ocorrerão no dia 30 de cada mês.
(32) No cálculo de taxa de juros equivalentes, o resultado agora pode ser exibido com mais de duas casas decimais;
(33) Aumento/redução pode ser feito em um plano baseado em Reinvestimento Equivalente (RE). Assim, agora se pode facilmente ser dado um desconto ou aumento geral em um plano para que o mesmo atinja o RE desejado;
(34) Foram praticamente eliminados todos aqueles alertas sobre configuração para aplicação de índices. Agora cada tabela pode ser definida com seu próprio padrão. Em vez de alertas foram introduzidas opções em caixas de diálogos para possibilitar configurações diferentes do padrão sugerido na definição da tabela;
(35) Introduzido o botão "Novo" na planilha resultante do comando "Atualização Normal". Este botão facilita a montagem de um novo plano com novos prazos a partir do saldo a vencer calculado pelo comando "Atualização Normal", deduzindo a taxa de oportunidade no cálculo do saldo a vencer e acrescentando-a quando da definição dos novos prazos.

14.2.2 - ATÉ 19/04/99

(36) Introduzido o botão "Importar" na caixa de inclusão do cadastro do cliente que possibilita a importação do nome e/ou dos dados do cadastro de um cliente com plano salvo no disco.
(37) Modificada a caixa de abertura de planos. Agora, ao ser exibido o campo "Nome do Cliente", são exibidos também, logo em seguida ao nome, o N.º do plano e o trecho inicial do campo "Observações", aproveitando o espaço disponível. Assim, pode-se distinguir rapidamente planos de um mesmo cliente colocando-se distintivos no campo "Observação" da caixa de "Inclusões 1/12 (Identificação)" do comando "Inclusões", menu "Inclusões".
(38) Introduzido comando que pode ser acionado a partir do lado direito do pé da caixa "Inclusões 2/12 (Principais)" para montagem automática de planos de incorporação ou de venda programada equivalentes ao plano exibido, ou seja, planos de mesmo Reinvestimento Equivalentes (RE). Este comando é útil quando, por exemplo, se seu plano padrão de venda por incorporação contém 40 Prestações e 6 Balões (Intercaladas) e você deseja alterá-lo para um equivalente de acordo com sua taxa de oportunidade contendo exclusivamente 46 Prestações ou mesmo quando um cliente lhe propor pagar tudo em 20 Prestações, mas com desconto. Veja mais detalhes em "Critérios para análise de planos, montando planos de mesmo RE" em perguntas mais freqüentes sobre o Módulo de Planos de Pagamentos.
(39) Comando "Montar Tabela de Preços", menu "Impressão", foi melhorado, possibilitando a importação de quase todas as alterações feitas em uma tabela salva que se deseje remontar sob novas condições de pagamentos.

14.2.3 - ATÉ 07/11/00

(40) Tabelas de preços geradas pelo comando "Tabelas de Preços..." agora contém colunas fora da área de impressão para incluir e/ou alterar valores sem destruir as fórmulas da tabela.
(41) Agora ao excluir um plano, o arquivo será enviado para a lixeira do Windows, de onde, eventualmente, pode ser restaurado. E qualquer exclusão ou adição direta de arquivos de plano na pasta \BANCO do CPAP será detectada automaticamente, emitindo um alerta de reindexação.
(42) Criado um botão na caixa de inclusão de cadastros para a importação de cadastro direto de planos salvos em arquivos no disco.
(43) Caixas de inclusões de dados agora em linguagem VBA do Microsoft Forms com calendário e calculadora "popup" e com sugestões de entradas históricas ou fixas por campo de entrada. Veja mais detalhes no item EM GERAL abaixo.
(44) Na caixa de "Inclusões 2/12 (Principais)", pode-se ter acesso à caixa de diálogo de cálculo de taxa juros eqüivalentes, podendo ser inserida a taxa mensal eqüivalente a uma taxa de outro período ali calculada.
(45) Permissão para ocultar linhas de resumo do plano e do final do relatório. Além reduzir o tamanho do relatório, o usuário pode ocultar dados cuja exibição não ache conveniente. A configuração definida será salva por usuário para ser aplicada automaticamente nas futuras execuções.
(46) Notas "popup" com completa identificação do plano e cadastro do cliente em posições estratégicas ao longo do relatório, bastando passar o ponteiro do mouse sobre os pontos em vermelho.
(47) Suporta até 8 séries de prestações.
(48) Mais opções na combinação relativa à entrega do bem nas formas de aplicação simples e composta dos juros: sem juros; com juros simples ou compostos a partir da data da compra; com juros simples ou compostos só a partir da entrega do bem, mas capitalizado ou não a partir da data da compra; com juros simples antes da entrega e compostos depois. Os juros em cada uma destas opções podem ainda ser logo adicionados ou não às parcelas.
(49) Ao saltar prestações nos vencimentos de balões, há uma nova opção na caixa de "Inclusões 2/12 (Principais)" para relatar os balões como prestações. Assim, no relatório, todas as parcelas, embora com valores diferentes, serão prestações mensais.
(50) Permite a coincidência de vencimento de balão com vencimento na data entrega do bem.
(51) Criados os campos "Grupo" e "Seqüência" na caixa "Inclusões 1/12 (Identificação)", permitindo agrupar e definir uma seqüência dentro de cada grupo. Por exemplo, em construtoras e imobiliárias, cada empreendimento pode corresponder um grupo, em uma revenda de veículos, cada modelo etc. Possibilita ainda capturar número de planos salvos ou a salvar e inserir na caixa de observações.
(52) Ao abrir planos salvos, a lista de índice pode ser filtrada por grupo, por sem ou com acompanhamento, por sem ou com alterações no plano em acompanhamento, por sem ou com estorno no plano em acompanhamento e por sem ou com contrato salvo.
(53) Ampliado os dados do cadastro com campos para inclusão de telefone celular e um outro alternativo, endereço comercial do cliente e identificação do cônjuge se o cliente for casado.
(54) No comando "Gerar Banco de Dados", os dados podem ser previamente editados ao salvar o banco de dados para importação de um plano por outro aplicativo.
(55) A emissão de promissórias de um plano de pagamento através do Word pode ser, a critério do usuário, totalmente automática com a criação do gerenciador de documentos mesclado. A perda de vínculo entre o documento do Word e o banco de dados gerado pelo CPAP, principalmente em rede, agora pode ser resolvido automaticamente a partir de um modelo original que acompanha o CPAP.
(56) Quando necessário, as execuções do Excel pelo CPAP serão feitas utilizando objeto OLE. Isto evita o alerta de vírus e permite que em uma única execução do Excel possam ser abertas várias tabelas de preços montadas pelo comando "Tabela de Preços" no menu "Impressão".
(57) A indexação de arquivos salvos no formulário de abertura de planos, antes limitada a 256 arquivos, agora não há mais limite prático.
(58) No formulário "Inclusões 1/12 (Identificação)" do comando "Inclusões", menu "Inclusões", exibe os índices disponíveis em um tabela de índice selecionada, mista ou cadastrada, podendo ainda ser visualizada e editada a partir da mesma.

14.3 - NO MÓDULO DE EMISSÃO DE CONTRATOS

14.3.1 - ATÉ 22/09/98

(59) Dois toques de mouse ou F2 agora sempre edita linha no Módulo de Emissão de Contrato e ativa automaticamente a célula que já contenha dados.
(60) Para excluir ou inserir linhas rapidamente foi introduzido um menu de atalho através do botão direito do mouse.
(61) Agora pode ser habilitado ou desabilitado o questionamento das variáveis predefinidas que acompanham o CPAP, aqueles que terminam com um ponto;

14.3.2 - ATÉ 19/04/99

14.3.3 - ATÉ 07/11/00

(62) Eliminado o limite máximo de 255 para o número de caracteres em um parágrafo contendo ou não variáveis definidas no mesmo. Isto tornou obsoleto o uso de caixas de textos sobre o relatório.
(63) Se as variáveis definidas em um parágrafo estiverem vazias, o parágrafo será automaticamente ocultado.
(64) Se, antes de acionar o comando "Inserir Variável", marcar a posição da variável com {}, ela será automaticamente inserida ali. Se não, ela será copiada para a "Área de Transferência" para ser colada com Ctrl+V na posição desejada.
(65) Os formulários que lidam com variáveis foram evoluídos para a linguagem VBA do Microsoft Forms com sugestões fixas e históricas de inclusões. Assim, uma inclusão em resposta ao questionamento de uma variável ao montar um contrato fica disponível como sugestão histórica em futuras montagens.

14.4 - NO MÓDULO DE ACOMPANHAMENTOS DE CONTRATOS

14.4.1 - ATÉ 22/09/98

(66) A caixa de configuração de relatório do Módulo de Acompanhamentos de Contratos foi totalmente reformulada, eliminaram-se opções de pouco quase nenhum uso e introduziram-se novas opções como o estorno de parcelas a partir de certa data, descrição de pagamentos já recebidos; sugestão de final de períodos.
(67) No Módulo de Acompanhamentos de Contratos além da descrição de pagamentos já recebidos e estorno de parcelas após certa data, permite ainda a edição das taxas de multa e mora com juros do comando Estender Pagamento diretamente na planilha. Veja colunas ao lado direito da planilha;
(68) O estorno de parcelas após uma determinada data em um acompanhamento possibilita, quando de uma repactuação ou mudança de tabela de índices, ao plano antigo continuar junto com o novo no acompanhamento. Assim, além de se manter toda a história de planos da compra do bem, pode-se a qualquer momento obter-se uma descrição de todos os valores já recebidos. Não há limites para repactuações, uma compra pode ter vários planos ao longo de seu pagamento, e não torna o acompanhamento confuso, pois os planos já com estorno são sempre exibidos no índice de abertura com o sobrescrito " ³ " e com alerta ao abrir.

14.4.2 - ATÉ 19/04/99

(69) O relatório de acompanhamento ficou mais inteligível ao exibir a evolução do resíduo na data de cada pagamento referente a uma obrigação estendida além do vencimento.
(70) Reformulada a barra de menu com a introdução do menu "Atualizações" e quatro novos comandos descrito nos itens a seguir.
(71) Introduzido o comando "Avaliar/Inserir", menu "Inclusões" que avalia o saldo da parcela indicada na data do vencimento contratado e na data do relatório e exibe uma caixa de opções que possibilita a inclusão automática de um pagamento no vencimento ou em qualquer outra data estendida, além de facilitar a emissão do recibo correspondente.
(72) Introduzido o comando "Detalhar Atualização", menu "Atualizações", que captura todos os eventos do cálculo de atualização da parcela indicada pelo cursor para o Módulo de Atualizações, exibindo passo a passo e até mês a mês a evolução do resíduo.
(73) Introduzido o comando "Recebido - Atualização Avulsa", menu "Atualizações", que captura o pagamento indicado pelo cursor para o Módulo de Atualizações para atualizá-lo para qualquer data.
(74) Introduzido o comando "Recebidos - Atualização Avulsa (Todos)", menu "Atualizações", que captura automaticamente todos os pagamentos recebidos no acompanhamento ora na tela para o Módulo de Atualizações para atualizá-lo para qualquer data, possibilitando exibir um relatório detalhado e atualizado de todos os valores já recebidos.

14.4.3 - ATÉ 07/11/00

(75) Caixas de inclusões de dados agora em linguagem VBA do Microsoft Forms com calendário e calculadora "popup" e com sugestões de entradas históricas ou fixas por campo de entrada. Veja mais detalhes no item EM GERAL abaixo.
(76) Através do comando "Exibir Tudo" ou das setas vermelhas estrategicamente posicionadas ao longo do relatório todos as parcelas de um plano podem ser temporariamente exibidas, facilitando a antecipação e ou alterações de qualquer um dos vencimentos.
(77) Permissão para ocultar linhas de resumo do plano e do final do relatório. Além reduzir o tamanho do relatório, o usuário pode ocultar dados cuja exibição não ache conveniente. A configuração definida será salva por usuário para ser aplicada automaticamente nas futuras execuções.
(78) Notas para auditoria em datas e valores inseridos ou alterados em acompanhamentos salvos.
(79) Notas "popup" com completa identificação do plano e cadastro do cliente em posições estratégicas ao longo do relatório, bastando passar o ponteiro do mouse sobre os pontos em vermelho.
(80) Ao imprimir, pode-se, opcionalmente, ordenar os pagamentos por vencimento. Isto torna o relatório mais compreensível para leigos, pois os pagamentos estendidos se intercalam nos respectivos vencimentos.
(81) Ao imprimir, pode-se, opcionalmente, eliminar todas as mensagens referentes a multas e juros de mora.
(82) Pode-se estornar as parcelas restantes de um plano em acompanhamento, mas agora isto não permitido antes de um vencimento com pagamento já antecipado.
(83) Ao abrir acompanhamentos salvos, a lista de índice pode ser filtrada por grupo, por sem ou com alterações no plano, por sem ou com estorno e por sem ou com contrato salvo.
(84) Pode-se inserir comentário a respeito de qualquer pagamento inserido.
(85) Pagamentos estendidos que, na descrição, tenha a palavra "Desconto" ou "Desc." tem tratamento especial de desconto. Assim, em relatórios de total, eles são somados como descontos e não como valores recebidos.
(86) Pagamentos, multas e moras iguais podem ser inseridas de uma vez, basta selecionar as células, digitar o valor e acionar as teclas Enter e Ctrl juntas. Na versão anterior, o CPAP só conseguia detectar alteração na primeira célula.
(87) Eliminadas as colunas de mês e mais dias no relatório, pois a utilidade das mesmas era pouco frente à confusão provocada com os números seqüenciais das prestações.
(88) Eliminado o freqüente alerta de inserir negativo ao estender um pagamento, agora qualquer inclusão de valor positivo em célula do relatório é tida como negativo, ou seja, é baixa, é pagamento. Por outro lado, muito raro de acontecer, deve-se inserir negativo para que o CPAP o entenda como positivo, ou seja, é acréscimo, é obrigação adicional.
(89) Facilitou a atualização forçada para qualquer data diferente da data do relatório quando o mesmo for estendido para abranger principalmente todos os pagamentos futuros.
(90) Acrescentado a opção para desconto automático de liquidação em cada parcela, seja qual for o resíduo da mesma. Bastante útil para eliminar aqueles pequenos e freqüentes resíduos decorrentes de diferenças em cálculos extra CPAP ou eventuais alterações de índices.
(91) Ao estornar após certa data, além de estornar todas as parcelas a vencer, estorna também o resíduo (valores vencidos), se a data final do relatório for posterior à data de estorno, zerando qualquer saldo existente em relatórios futuros. Aprimorada a caixa de diálogo de estorno para capturar número de planos salvos ou a salvar e inserir na descrição do motivo para o estorno.
(92) Não é mais necessário voltar para o Módulo de Planos Pagamentos pare editar as tabelas de índices.
(93) Introduzido o comando "Linhas e Colunas: Ordenar, Ocultar..", menu "Inclusões", possibilitando: 1) ordenar as linhas dos pagamentos por tipo e por data, encaixando possíveis pagamentos estendidos abaixo dos respectivos vencimentos, tornando os relatórios com muitos pagamentos estendidos mais inteligíveis; 2) exibir, além da coluna de vencimentos efetivos, a coluna de vencimentos originais e 3) apagar todos os valores calculados em um relatório a imprimir (Esboço).

14.5 - NO MÓDULO DE CONTAS A RECEBER

14.5.1 - ATÉ 22/09/98

(94) Foram introduzidas colunas no Módulo de Contas a Receber que descrevem os pagamentos já recebidos;
(95) O comando "Ordenar", menu "Inclusões" submenu "Linhas" (Ctrl +O), do Módulo de Contas a Receber agora além de ordenar a coluna indicada pode exibir apenas as linhas que contenham dados em um certo intervalo de datas ou de valores, ocultando as restantes. Isto é útil, por exemplo, para visualizar ou imprimir boletos através do comando "Gerar Banco de Dados" só até um determinado vencimento;
(96) Foi introduzido o comando "Gerar Banco de Dados", menu "Impressão", simplificando e tornando mais flexível a emissão de boletos e promissórias, pois padroniza o nome do arquivo de banco de dados para emissão de boletos de qualquer relatório. Possibilitando ainda emissão de todos os boletos de Prestação e Balão de uma vez, bastando acrescentar dados ao arquivo. Pode-se ainda ocultar linhas no relatório, antes de gerar o banco de dados e os dados das linhas ocultas serão ignorados ao gerar o banco de dados.

14.5.2 - ATÉ 19/04/99

(97) Introduzido o comando "Fluxo de Caixa", menu "Inclusões", que oferece várias opções para configuração de um fluxo de caixa mensal de eventos futuros ou passados a serem exibidos em colunas à direita da planilha.
(98) Introduzida uma nova coluna para exibir o saldo devedor em cada acompanhamento de um relatório de contas a receber.
(99) Uma coluna pode ser marcada para ocultar ao recompor a tela com dois toques de mouse no cabeçalho. Ao acionar o botão exibir tudo, as colunas serão todas exibidas, as ocultas estarão marcadas com hachuras em vermelho nos cabeçalhos. De forma semelhante para desmarcar e exibir ao recompor a tela basta dar dois toques de mouse em cada cabeçalho.

14.5.3 - ATÉ 07/11/00

(100) Todas as opções para o cálculo de Fluxo de Caixa mensal podem ser aplicadas agora para uma listagem individual e detalhada de pagamentos no relatório em qualquer intervalo. Isto possibilita diversas novas configurações de relatórios. Entre os quais pode-se destacar relatórios úteis para a contabilidade e relatório para emissão de boletos de prestações, balões, entrega e entrada de forma simultânea, ou seja, não há mais necessidade de um relatório para cada tipo de pagamento.
(101) A largura máxima das colunas no relatório pode ser alteradas através de dois toques com o mouse na primeira linha do respectivo cabeçalho.
(102) Revisado o menu marcar. Agora a ação de marcar linhas não tem como objetivo único a exclusão. Depois da marcação podem ser excluídas ou ocultadas as marcadas ou as não marcadas através de comandos no menu.
(103) Criado o comando "Localizar" para localizar textos, números ou datas ao longo do relatório.
(104) A emissão de boletos, cartas, recibos etc. através do Word pode ser, a critério do usuário, totalmente automática com a criação do gerenciador de documentos mesclado. A perda de vínculo entre o documento do Word e o banco de dados gerado pelo CPAP, principalmente em rede, agora pode ser resolvido automaticamente a partir de um modelo original que acompanha o CPAP ou criado pelo usuário.
(105) Criado o comando "Verificar Relação" no menu "Inclusões" que permite alterar e comparar, através de caixas de diálogos com filtros de índice, a relação de acompanhamentos no relatório aberto com a relação de novos acompanhamentos implementados e a relação de outros antigos e não listados. Ao abrir um relatório salvo, será emitido um alerta para verificar a relação caso haja novos acompanhamentos implementados a partir da data em que o relatório foi salvo pela última vez.
(106) Criado o comando "Editar e Implementar..." no menu "Inclusões" para editar e implementar os planos de todos os acompanhamentos listados no relatório aberto. Todos os dados de plano que não alterem o cálculo do mesmo podem alterados e implementados sem a necessidade de abrir o Módulo de Planos e nem o Módulo de Acompanhamento. Isto é bastante útil para fazer alterações nos cadastros, na identificação dos planos, na data da entrega etc.
(107) Criadas seis novas colunas relativas a identificação e cadastro: a) Grupo, b) Seqüência, c) Fone Alternativo, d) Fone Celular, e) Endereço Comercial e f) Identificação do Cônjuge.
(108) Criadas seis novas colunas relativas a recebidos: a) Desconto, b) Antecipação/Inadimplência, c) Recebido no mês de atualização do relatório, d) Descrição dos valores recebidos no referido mês, e) Recebido por Antecipação e f) Descrição destes valores recebidos por antecipação.
(109) Criadas dez novas colunas visando atender principalmente aos relatórios contábeis de listagem de pagamentos: a) Vencimento Contratado, b) Principal, c) Correção, d) Juros, e) Encargos Financeiros, f) Encargos Moratórios, g) Descontos, h) Saldo Parcela, i) Peso % de Realização, j) Variação do Saldo Devedor.
(110) Melhorado o controle de painéis para exibição simultânea de diferentes partes do relatório.
(111) Em um relatório de Fluxo de Caixa, agora, além de ocultar ou exibir todas as colunas, pode exibir e imprimir apenas as colunas das extremidade e do total;
(112) Não é mais necessário voltar para o Módulo de Planos Pagamentos pare editar as tabelas de índices.

14.6 - EM GERAL

14.6.1 - ATÉ 22/09/98

(113) Introduzido o comando "Importar" na janela de edição de todas as tabelas de índices de uma vez. Ele permite a importação de índices e tabelas de outros arquivos de bancos de tabelas do CPAP. Se estiver usando o Excel 8.0 a importação pode ser feita diretamente da Internet. Ao terminar a instalação de uma nova versão do CPAP, use este comando e vá até a pasta raiz do CPAP e abra o arquivo CPAP-IND.XLS para importar os índices ou novas tabelas que acompanham o CPAP.
(114) Introduzido em todos os módulos o conceito de "Salvar" e "Salvar Como" de uso geral. O comando "Salvar" salva um plano ou relatório aberto com o mesmo nome e na mesma pasta. Já o "Salvar Como" salva um novo plano ou um novo relatório com um novo nome ou em uma nova pasta.
(115) Agora o usuário pode a nomenclatura que achar mais conveniente para Entrada, Balões e Entrega do Bem. "Opções", menu "Janela", botão "Mais Opções".
(116) Introduzido no menu "Ajuda" acesso às perguntas mais freqüentes sobre cada módulo. Estas perguntas são um verdadeiro manual prático que há muito se fazia necessário, pois o manual do CPAP praticamente não contém exemplos práticos;
(117) Ao acionar as teclas "PrintScrn" e "F12" o CPAP imprime a tela ora em exibição. Para imprimir só a janela do CPAP, acione "Alt + PrintScrn" e F12. Você pode capturar qualquer tela fora do CPAP e depois ativar o CPAP e acionar "F12" que imprimirá o que foi capturado;
(118) Visando evitar aquele problema que ocorre na Novell que, a partir de um certo número de arquivos copiados, não consegue mais detectar o restante dos arquivos, a instalação do CPAP foi totalmente reformulada. Agora toda instalação de arquivo é feita por autoextract. Ao acionar o autoextract, basta indicar logo a pasta do CPAP e a instalação dos arquivos e configuração do CPAP se dá de forma automática.
(119) Se usuário quiser, agora existe a opção para trabalhar no CPAP sem exigência de senha de acesso;
(120) O alerta para confirmação de data e hora que era sempre exibido ao iniciar o CPAP, agora só é exibido quando houver uma diferença muito grande entre a data da última execução e data atual do sistema. Assim, sem a exigência de senha e sem relógio, a carga do CPAP fica bem mais rápida.

14.6.2 - ATÉ 19/04/99

(121) A emissão de recibo a partir de qualquer módulo agora pode ser feita decompondo os valores referentes ao principal, correção, juros, multa, juros com mora e desconto.
(122) A partir do menu "Janela" de qualquer módulo pode ser aberto qualquer outro módulo sem fechar o módulo ativo.
(123) Introduzido, na janela de edição de todas as tabelas índices de uma vez, os comandos "Excluir" e "Exportar". Este último exporta uma tabela de índices para um arquivo no disco de onde pode ser importada novamente através do comando "Importar". Isto possibilita a transferência de tabelas entre instalações do CPAP e a exclusão provisória de tabelas sem utilidade imediata, reduzindo o tamanho do banco de tabelas ativo.

14.6.3 - ATÉ 07/11/00

(124) Auto cálculo de valores selecionados. Ao selecionar certa quantidade de células, em poucos segundos os valores são automaticamente identificados e a soma e o número deles serão exibidos na barra de status.
(125) Quase todas as caixas de inclusões, anteriormente programadas em linguagem XLM, foram reformuladas e radicalmente melhoradas com a avançada linguagem VBA do Microsoft Forms. Entre os muitos melhoramentos, que tornaram a interface de inclusões do CPAP bem mais amigável, pode-se destacar o calendário "popup" em todos os campos de inclusão de datas, a calculadora "popup" em todos os campos de inclusão de valores e sugestões de inclusões históricas ou sugestões fixas em cada campo de inclusão de dados.
(126) Além dos campos em caixas de inclusões, o calendário e a calculadora popups podem captar e inserir datas em valores diretamente em células do relatório através do botão direito do mouse.
(127) O calendário popup tem dimensões bem reduzidas e, além de possuir todas as opções normalmente encontradas neste tipo de ferramenta, possui um contador de dias, semanas, meses e anos relativos a uma determinada data prefixada pelo usuário.
(128) A calculadora popup tem dimensões bem reduzidas e, além de possuir o layout e todos os recursos normalmente encontrados em uma calculadora comum, possui também um simulador eletrônico de fita de papel e som de impressão de caracteres.
(129) Ao imprimir qualquer relatório, tem-se a opção de enviá-lo por email. O email é automaticamente redigido com endereço eletrônico personalizado de acordo com os dados do cadastro do cliente. Sendo anexada uma planilha do Excel com todos os dados e devidamente formatada para que a impressão remota seja tal qual a impressão local.
(130) Os menu em todos os módulos antes programados em linguagem XLM foram reprogramados em VBA tornando-os extremamente mais dinâmicos, exibindo, ocultando, habilitando e desabilitando comandos de acordo com as alterações do relatório em exibição.
(131) Criado o menu de atalho para o botão direito do mouse contendo os comandos para a calculadora e o calendário popups e todos os comandos do menu principal.
(132) Aproveitando o espaço disponível no lado direito da barra de menu, principalmente em resolução de vídeo de 800x600, foram adicionados botões para acionar os comandos de uso mais freqüentes.
(133) A configuração para detalhar ou não um valor em principal, correção, juros etc. ao emitir o recibo é salva por usuário para ser aplicadas automaticamente nas futuras execuções.
(134) Ao exibir os campos de detalhe de um valor na caixa de inclusão do recibo, tanto o valor do principal quanto o do total podem ser alterados, e os componentes restantes variam na proporção do que foi capturado.
(135) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais, é possível exibir linhas de tendência no gráfico referente a uma ou mais tabelas índices.
(136) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais, há um quadro estatístico abaixo da tabela de índices referente à tabela em exibição com o acumulado e a média dos índices em até seis períodos configuráveis pelo próprio usuário.
(137) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais, a quantidade de índices exibidos na tabela para impressão pode ter um limite inicial mínimo configurável pelo usuário.
(138) Na janela de visualização de uma tabela de índices mensais, é possível montar e imprimir tabelas de fatores de atualização a partir da tabela de índices em exibição. Isto é útil para quem precisa fazer atualizações manuais e ligeiras de valores para o mês corrente.
(139) Na janela de edição de todas as tabelas de índices de uma vez, ao importar de outro banco de tabelas no disco local ou na Internet, pode comparar índices e marcar com comentários nas respectivas células se houver uma diferença superior a uma tolerância percentual definida pelo usuário.
(140) Na janela de edição de todas as tabelas de índices de uma vez, o pro rata de um índice em um determinado número de meses, usando o comando "Índices, equivalências...", ficou automático, basta inserir o índice e selecionar o número de meses para o rateio antes de acionar o referido comando.
(141) A caixa de diálogo para cálculo de juros ou índices equivalentes foi reformada, elevando o número de diferentes tipos de período de 12 para mais de 200 abrangendo dias, meses e anos.
(142) Criada uma avançada discagem automática de telefone onde pode-se destaca as seguintes características: adaptada ao novo sistema brasileiro de operadoras concorrentes, aceita até quatro número de telefones, mantém um controle de histórico de ligações, faz ligações a cobrar local e interurbana, manipula códigos DDI, DDD e de saída de central telefônica, facilidade para optar por diferentes operadoras de interurbano, rediscagem, anotações etc.
(143) Possibilita restaurar os arquivos de iniciar a partir do Menu Iniciar do Windows.
(144) A indexação de planos, acompanhamentos e contratos são feitos agora de uma só vez.
(145) O backup agora pode ser feito em mais de um disquetes automaticamente, quando os dados não couberem em apenas um disquete.
(146) O fundo, papel de parede, pode ser configurado pelo usuário tal qual o papel de parede do Windows com figuras bmp, gif, enfim em qualquer formato com conversor instalado no Office. Em rede essa configuração é feita por estação, assim cada estação pode ter seu próprio papel de parede.
(147) Em qualquer um dos módulos, um relatório pode ser fechado sem fechar o módulo ou abrir outro relatório salvo sobre o mesmo. Neste o caso o fundo, papel de parede, fica em exibição.
(148) Ao rodar o CPAP, principalmente no Office 2000, muitos arquivos são criados na pasta temporária, "C:\WINDOW\TEMP", e excluídos ao fechar o CPAP. No entanto, em saídas anormais por falta de energia ou travamento, estes arquivos iam-se acumulando e tornando o sistema lento. Agora, ao iniciar, o CPAP verifica e limpa estes arquivos.
(149) O instalador automático foi totalmente reprogramado, principalmente a criação de ícones, tornando-o mais estável em qualquer versão do Windows. Ganhou também um desinstalador automático.
(150) Possibilita a aplicação de tabelas de índices mista em todos os módulos. Tabela mista é uma tabela composta por uma seqüência de tabelas cadastradas e/ou por uma operação aritmética com as mesmas. Assim, em único cálculo, podem-se aplicar os índices de uma tabela até certo mês e os de outra a partir do mês seguinte em uma seqüência com várias tabelas. As operações aritméticas possíveis podem ser adição, subtração de forma simples ou composta, média aritmética entre os índices de uma mesma tabela ou de diferentes tabelas. Podendo ainda avançar ou recuar referências de índices de uma tabela;
(151) Em todos os módulos, além da forma Composta, agora é possível também acumular índices de uma tabela de forma SIMPLES como vem sendo feito com a SELIC no cálculo de encargos federais;
(152) Na periodicidade ao aplicar índices, além das opções "a cada fim de mês" e "a cada aniversário mensal", ambas com pro rata, há a opção de "a cada mês sem pro rata" (tipo moeda);
(153) A impressão de recibo a partir de qualquer módulo pode ser feita de forma reduzida para meia página, podendo ainda ser impresso em duas vias em uma única página;
(154) O formulário de emissão de recibo foi evoluída para linguagem VBA do Microsoft Forms com sugestões fixas e históricas de inclusões. Foi acrescentada ainda a opção para um parágrafo extra com variáveis a base de interrogação, possibilitando a montagem de diferentes modelos de recibos pelo próprio usuário.

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15 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 12.0

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Sempre que foi possível, muitas das alterações e novidades da versão 12.0 foram sendo logo introduzidas e devidamente testadas em versões de atualização da versão 2002. Essas alterações não constam no manual impresso da versão 2002 e sim no manual da versão 12.0. Inclusive, a maioria destas novidades podem ser ainda implementadas na própria versão 2002 através do comando Suporte On-Line no menu Ajuda.

Algumas alterações (Itens marcado com *), principalmente para atender às profundas alterações na interface do Excel 2007 em relação às das versões anteriores do Excel, não foram possível introduzir nas atualizações da versão 2002. Assim é que, só essa versão 12.0 suporta rodar no Excel 2007, mas também suporta ainda as versões 2003 e 2002(XP) do Excel e não mais as versões 2000 e 97. Portanto ela só se instala e roda com o Excel 2002(XP), 2003 ou 2007.

Aparentemente essa versão 12.0 tem se mostrado mais estável do que as versões anteriores talvez porque foi editada, testada e teve os problemas críticos contornados ainda nas versões betas do Office 2007 que eram muito instáveis em se tratando de código VBA e principalmente XLM. No entanto a versão final do Office 2007 parece que ficou até mais estável do que o Office 2003.

Devido à grande diferença entre a interface do Excel 2007 e às interfaces do 2003 e 2002 (XP), foi um grande desafio fazer com que uma mesma versão do CPAP 12.0 rodasse indiferentemente nas três versões do Excel, possibilitando com que uma mesma instalação do CPAP 12.0 seja rodada simultaneamente em diferentes estações da rede de uma empresa com diferentes versões do Excel.

Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram melhorar o manejo do CPAP e sua estabilidade não foram relatadas abaixo para reduzir e não complicar muito esta lista de novidades.

15.1 - EM GERAL PARA TODOS OS MÓDULOS

(1)* Apto para se instalar e rodar no Excel 2007, 2003 ou 2002(XP) e não mais no 2000 ou 97;
(2)* Faz e restaura backups em formato ZIP usando as DLLs embutidas no Windows XP ou Windows Vista para compressão ZIP, tornando desnecessário o uso do utilitário externo e de terceiros ARJ. No entanto o formato ARJ pode opcionalmente ser ativado para compatibilização com backup anterior ou uso de Windows anterior ao XP (NTx e 9x);
(3)* Se houver mais de uma versão do Excel instalada, pode-se optar por uma versão específica no vôo, basta pressionar a tecla Shift enquanto aciona o CPAP;
(4)* Pode ainda rodar com a versão do Excel padrão instalada em uma estação e, em outra estação, rodar com uma versão específica, basta colocar /Vnn como argumento de linha no atalho da estação onde nn é a versão de projeto do Excel: /V12 (2007), /V11 (2003) ou /V10 (2002);
(5) Introduzido o comando Suporte On-Line no menu Ajuda para opcionalmente fazer atualizações automáticas via Internet (CPAP update);
(6) As teclas PageUp e PageDown agora rolam a janela sem alterar a célula ativa da planilha;
(7) Introduzida uma nova opção ao corrigir valores aplicando índice a cada 'Aniversário Mensal', este pode ser o da data base (pro rata no final), ou o da data da atualização (pro rata no início) ou ainda o da data do vencimento contratado (pro rata no início e no final). Essa nova opção é útil quando o dia da atualização de uma prestação for diferente do da data do vencimento contratado que, por sua vez, seja diferente do dia do aniversário da data base;
(8) Melhorado o comando Imprimir em todos os módulos ampliando suas características para enviar email, fax e capturar tela;
(9) Testa integridade dos arquivos de histórico evitando erros ao abrir arquivos corrompidos;
(10) Possibilita enviar uma Tabela de Índice ou todas disponíveis para um arquivo no disco ou no texto de e-mail;
(11) O CPAP passou a ser carregado no Excel através de EXE, eliminando os alertas de macro e possibilitando trabalhar com o Excel em nível de alta segurança;

15.2 - NO MÓDULO DE ATUALIZAÇÕES

(12) Introduzido um menu para seleção de modelos ao acionar comando Novo;
(13) Um ou mais cálculos de atualização podem decompostos em correção e juros;

15.3 - NO MÓDULO DE PLANOS DE PAGAMENTOS

(14) Reformado o comando Atualização Normal para facilitar o processo de repactuação;
(15) No comando Atualização Normal, o total descontado nominal e em percentual agora é exibido ao antecipar pagamentos com desconto de taxa de oportunidade (Repactuação);
(16) Introduzido um menu para seleção de um modelo ao acionar comando Novo;
(17) No cálculo da planilha de amortização, comando Emitir Planilha de Amortização no menu Imprimir, um pagamento pode agora amortizar preferencialmente os juros da parcela a que se refere somente ou, conforme o tradicional, o saldo devedor existente e o que restar vai então amortizar capital;
(18) Ao gerar banco de dados para exportação, comando Gerar Banco de Dados no menu Impressão, pode-se ocultar alguns registros com re-seqüenciamento automático dos registros em exibição;
(19) Introduzido uma caixa de combinação com sugestões para a data limite no comando Atualização Normal, menu Atualizações;
(20) Introduzido o comando Outros no formulário de abertura de planos salvos, possibilitando Salvar como, renomear, fazer backup, enviar por e-mail, enviar para o drive A ou para qualquer pasta o arquivo no disco do plano selecionado;
(21) Introduzido o critério do Prazo Uniforme Equivalente (PE) que é melhor e mais compreensível do que o critério da Dispersão que foi desabilitado na interface;
(22) Como juros contratuais de 1%a.m após a entrega do bem passou a ser financeiramente interessante para o mercado, foi revisto o critério do Reinvestimento Equivalente (RE) para que o cálculo fique restrito ao prazo onde não haja aplicação de juros, ou seja, nos planos sem juros, o RE é calculado em todo o prazo do plano e, em planos com aplicação de juros a partir da entrega, o RE é calculado só até a data do inicio da aplicação;

15.4 - NO MÓDULO DE EMISSÃO DE CONTRATOS

(23) As caixas de diálogo de variáveis foram evoluídas para formulários VBA, possibilitando, além de facilitar o manejo, manter um histórico de respostas para sugestões futuras;

15.5 - NO MÓDULO DE ACOMPANHAMENTOS DE CONTRATOS

(24) Melhorado o comando "Linhas e Colunas: Ordenar, Ocultar", permitindo fazer inclusões múltiplas em qualquer configuração definida com recálculo automático e evitando exibir a configuração padrão com o botão Recalcular/Recompor Tela;
(25) Ao abrir um acompanhamento e optar por uma nova configuração, a configuração salva será imediatamente exibida para a data de hoje saltando a exibição do formulário. Se houver necessidade de fazer outras alterações além da data, basta acionar o comando "Configurar Relatório", menu "Inclusões";
(26) Ao configurar um relatório até o final com data bem além da data de hoje, não será mais exibido o formulário "Atualizar para...". Sendo aplicada automaticamente a data de hoje ou, se não for possível, a data final do relatório. Para atualizar para outras datas, acione o comando "Atualizar Valores para...;"
(27) Introduzido o comando Outros no formulário de abertura de acompanhamentos salvos, possibilitando Salvar como, renomear, fazer backup, enviar por e-mail, enviar para o drive A ou para qualquer pasta o arquivo no disco do acompanhamento selecionado;
(28) Emite recibo do saldo de uma parcela sem a necessidade de dar ou simular baixa;
(29) Permite estorno de saldo de resíduo após o último vencimento contratado;
(30) Novo comando no menu Inclusões para inserir acréscimos automaticamente em uma série de vencimentos;
(31) Todos os períodos sem correção mensal (Correção anual ou periódica) podem ser predefinidos e salvos;
(32) O acompanhamento dos períodos sem correção pode também ser feito sem cobrança de resíduo. Ideal para contrato de aluguel e de venda de loteamento;
(33) Introduzido um modelo para emissão de Declaração de Rendimento para IR a partir do Módulo de Contas a Receber;
(34) Corrigido problema na ocultação de linhas de observação ao final do relatório de acompanhamento;
(35) Corrigido problema na implementação de planos salvos com tabela mista iniciada por R$//Nenhum;

15.6 - NO MÓDULO DE CONTAS A RECEBER

(36) Inseridas mais 6 colunas de dados no Módulo de Contas a Receber: Valor original já realizado; Valor original a realizar; Valor do plano original; Data da entrega do bem; Vencimento final (Fim do Plano) e Data do último valor recebido;
(37) Agora, ao listar pagamento, é possível exibir a situação do saldo devedor na data de cada pagamento listado;
(38) No menu 'Inclusões', o comando 'Inserir' pode inserir subtotal acima de qualquer linha ou abaixo de linhas selecionadas e o comando 'Ordenar' pode agrupar e subtotalizar linhas de mesmo valor na coluna chave de ordenação;
(39) Inserida data de relatório na listagem de pagamentos para sempre exprimir a realidade das baixas até a mesma;
(40) Ao ordenar, além da opção de subtotalizar, pode agora ocultar todas as linhas subtotalizadas e exibir só a de subtotal (Subtotal Sintético);
(41) A capacidade do campo de descrição do vencido e não pago foi ampliada de 255 caracteres para 1329;
(42) Se editar e salvar alterações no Módulo de Acompanhamento com o Módulo de Contas a Receber aberto em segundo plano, será emitido um alerta ao ativar o módulo de Contas a Receber relatando os acompanhamentos listados no relatório aberto neste que sofreram alteração.

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16 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 14.0

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A versão 14.0 é basicamente uma atualização forçada apenas para possibilitar a execução no novo Excel 14.0 também conhecido comercialmente como Excel 2010 que tem a interface muito semelhante à do Excel 2007, mas não igual. Infelizmente, na execução de macros complexas, a versão 2010 apresentou mais instabilidade do que a 2007 necessitanto rever muitas rotinas e até alterar vários nomes de arquivos.

Devido à grande diferença entre a interface do Excel 2007 e às interfaces do 2003 e anteriores, não foi possível fazer com que uma mesma instalação do CPAP 14.0 rodasse simultaneamente em diferentes estações da rede de uma empresa com versões do Excel anteriores à 2002(XP).

Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram melhorar o manejo do CPAP e sua estabilidade não foram relatadas abaixo.

16.1 - EM GERAL PARA TODOS OS MÓDULOS

(1) Apto para se instalar e rodar no Excel 2010, 2007, 2003 ou 2002(XP) e não no 2000 ou 97;
(2) Agora não é mais necessário ter Outlook ou qualquer outro programa de e-mail instalado para enviar impressão de relatório por e-mail. O CPAP 14.0 pode enviar e-mail com relatório em anexos diretamente por SMTP de uma conta de e-mail ou webmail como gmail, hotmail e outros;
(3) Foi eliminado o limite máximo de dezembro de 2021 das tabelas de índices.

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17 - O QUE HÁ DE NOVO NA VERSÃO 15.0

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A versão 15.0 é basicamente uma atualização forçada apenas para possibilitar a execução no novo Excel 15.0 também conhecido comercialmente como Excel 2013 que tem a interface muito semelhante à do Excel 2007 e 2010, mas não igual. Infelizmente, na execução de macros em diferentes pastas de trabalho, a versão 2013 apresentou mais problemas e instabilidade do que a 2007 e a 2010 o que foi necessário rever muitas rotinas. Isto porque o Excel 2013 é um aplicativo Windows SDI (Single Document Interface) e não mais MDI (Multiple Document Interface) como nas versões anteriores onde todas as pastas de trabalho eram abertas em uma mesma janela do Windows agora cada pasta de trabalho é aberta em janela exclusiva, uma janela Windows para cada pasta de trabalho aberta.

Devido à grande diferença entre a interface do Excel 2013 e às interfaces do 2003 e anteriores, não foi possível fazer com que uma mesma instalação do CPAP 15.0 rodasse simultaneamente em diferentes estações da rede de uma empresa com versões do Excel anteriores à 2002(XP).

Obs.: Correções de "bugs" e várias pequenas alterações que visaram melhorar o manejo do CPAP e sua estabilidade não foram relatadas abaixo.

17.1 - EM GERAL PARA TODOS OS MÓDULOS

(1) Apto para se instalar e rodar no Excel 2013, 2010, 2007, 2003 ou 2002(XP) e não no 2000 ou 97;
(2) Apto para instalações clássicas MSI-based e as recentes Click-To-Run do Office 365™ de serviços baseados na nuvem;
(3) Visando uma maior estabilidade e controle de problema em rede, agora todos os arquivos de código do CPAP são copiados temporariamente para uma subpasta da pasta Temp local do Windows e só então são carregados no Excel. Assim, apesar de instalado no servidor de arquivo da rede, o CPAP vai ser sempre executado localmente na estação, acessando a rede apenas para pegar dados ou arquivos de códigos quando necessário e com total controle de erro relativo à conexão da rede. Nenhuma diferença em relação às versões anteriores será percebida pelo usuário instalando ou executando o CPAP, pois tudo é feito automática e silenciosamente.

17.2 - ATUALIZAÇÃO ESPECIAL EM 11/16 PARA SUPORTAR EXCEL 2016

(1) Apto para se instalar e rodar no Excel 2016, 2013, 2010, 2007, 2003 ou 2002(XP) e não no 2000 ou 97.

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