CPAP - Cálculos de Pagamentos A Prazo

EXEMPLO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATO

 

AdOrlandoSite

Tópicos desta página:

1 - Introdução

2 - Relatório de Resíduo e Valores para o Período Seguinte

3 - Outras Ferramentas

 


1 - INTRODUÇÃO

espaçando Esta página contém um exemplo de relatório que pode ser emitido pelo Módulo de Acompanhamentos de Contrato do CPAP®.

Se os contratos fossem pagos normalmente, poderiam perfeitamente ser acompanhados através dos comandos "Atualização Normal" e "Atualização Avulsa", menu "Atualizações", do próprio Módulo de Planos de Pagamentos. No entanto, principalmente em decorrência de lei que proíbe correção mensal de parcelas, isto dificilmente acontece. Assim, o objetivo do Módulo de Acompanhamentos de Contratos é acompanhar contratos cujos pagamentos fujam ao normal. Nada impedindo que todo e qualquer contrato possa ser acompanhado pelo mesmo, possibilitando gerar relatórios detalhados de contas a receber, dados para emissão de mala direta, boletos de cobrança bancária, etc.

Este módulo pode atualizar, em períodos com mais de um mês, a parte dos juros referentes aos índices mensais, ou seja, referentes à correção monetária, emitindo relatórios com o acerto das alterações dos índices no período e com os valores atualizados e fixados para um período logo a seguir.

Isto decorre da medida provisória 542 que criou o Real e proibiu a atualização mensal referente a índice de correção monetária por parte de instituições não financeiras. Já os juros adicionais aos índices, os juros propriamente ou juros financeiros, podem ser atualizados mensalmente.

O valor do acerto representa a perda, se o valor for positivo, ou o ganho, se negativo, do vendedor caso a atualização tivesse sido feita mensalmente (Atualização Normal).

Os valores para o período seguinte são atualizados de acordo com os índices e juros adicionais até a data do acerto e daí até os respectivos vencimentos só com os juros.

São basicamente dois tipos de relatório:

- o primeiro, normalmente emitido logo na data da compra, quando o contrato vá ser pago de forma fixa com direito a cobrança periódica ou não de resíduo, fornece os valores dos vencimentos paro o período inicial (1 ano de acordo com a MP-542, ou lei vigente).

- o segundo tipo é o padrão ou geral, fornecendo o resíduo total do período que for definido, incluindo resíduos legais e vencidos e não pagos ou pagos em parte acrescentados de multa e juros de mora de acordo com o contrato. Caso o pagamento esteja sendo feito de forma fixa com direito a cobrança periódica de resíduo, um relatório deste tipo deve ser emitido ao final de cada período para o acerto de resíduo do período indicado ou legal.

Ao segundo tipo, podem ainda ser anexados:

- os valores dos vencimentos para um período seguinte, caso o pagamento esteja sendo pago de forma fixa com direito à cobrança periódica ou não de resíduo ou

- o saldo devidamente atualizado, incluindo todas as parcelas a vencer, visando uma eventual liquidação.

Os relatórios neste módulo são configurados através de caixas de diálogo onde a abaixo se destaca.

espaçando

Caixa de diálogo principal

Voltar ao Topo.


2 - RELATÓRIO DE RESÍDUO E VALORES PARA O PERÍODO SEGUINTE

espaçando Exemplo de um relatório do Módulo de Acompanhamentos de Contrato mostrando o cálculo do resíduo e dos valores para o período seguintes. espaçando

Relatório 1

Voltar ao Topo.


3 - OUTRAS FERRAMENTAS

espaçando Multa e juros de mora podem ser aplicados automaticamente em caso de atraso, respeitando o resíduo legal para contratos com pagamentos fixos.

Qualquer pagamento, principalmente balões e chave, pode ser estendido em vários pagamentos antes ou após a data de vencimento contratual em condições específicas de multa e juros de mora.

Em relatório apresentando saldo para liquidação do contrato, pode-se dar desconto baseado em taxa de oportunidade.

O acompanhamento pode ser feito simulando um aumento/redução global nos valores do plano apenas na tela e na impressora (Um zoom de valores).

espaçando

Voltar ao Topo.

 


ILUSTRAÇÕES

bMódulo de Atualizações

bMódulo de Planos de Pagamentos
   b
Planos de pagamentos
   b
Atualização normal de pagamentos
   
Tabela de índices mensais
   Montando tabelas de preços
   
Planilha de Amortização

Módulo de Emissão de Contratos

Módulo de Acompanhamentos de Contrato
   
Cálculo de resíduo e valores para o período seguinte

Módulo de Contas a Receber

Início
VOLTAR À PÁG. INICIAL
esp
esp  Contato
ACIONE PARA CONTATO
esp